João Paulo II: mensageiro da paz

Por Ozias Xavier | 15/06/2011 | Religião

No último dia primeiro de maio, a Igreja Católica se alegrou pela beatificação do até então venerável João Paulo II.
A beatificação é uma etapa do processo de Canonização (processo no qual a Igreja reconhece e proclama solenemente que um fiel viveu a fidelidade a Deus e praticou heroicamente as virtudes cristãs). Para que se proclame um beato ou beata, é necessário que além da fama de santidade, aconteça um milagre; um fato que a ciência não explica; normalmente uma cura de doença grave. Após a beatificação, continua o processo, até que se prove outro milagre para que aconteça a Canonização, e o até então beato, tenha seu nome inscrito no Cânon dos Santos.
O milagre acontecido pela intercessão de João Paulo II, e que possibilitou sua beatificação, foi a cura do mal de Parkinson (doença que também ele sofria) de uma irmã francesa chamada Marie Simon-Pierre.
Karol Josef Wojtila nasceu em Wadowice, na Polônia em 18 de maio de 1920. ficou órfão de mãe aos 9 anos, e de pai aos 20. Teve dois irmãos: Edmund e Olga, ambos falecidos precocemente.
Sofreu os horrores do regime nazista, tendo que trabalhar numa pedreira para não ser retirado do seu país, e posteriormente na indústria química Solvay.
Em 1942, em pleno regime nazista, ingressou num seminário clandestino, e foi ordenado sacerdote em 1° de novembro de 1946 pelo cardeal Adam Sapieha, arcebispo de Cracóvia. Após ser ordenado, foi mandado para Roma, onde concluiu seus estudos e fez doutorado em Teologia. Em 4 de julho de 1958, o papa Pio XII o nomeou bispo auxiliar de Cracóvia, tornando-o um dos bispos mais jovens do mundo. Em 1964, foi nomeado arcebispo da mesma, e em 1967, criado cardeal.
Em 16 de outubro de 1978 foi eleito papa, adotando o nome de João Paulo II. Iniciou seu ministério como papa no dia 22 do mesmo mês. Em 13 de maio de 1981, levou um tiro, na Praça de São Pedro, que quase lhe tirou a vida. Tempos depois, ele visitou a cadeia, onde estava preso seu agressor, e num gesto muito belo e significativo, o perdoou.
Foi papa durante mais de 25 anos (o terceiro maior pontificado da história). Foi um dos principais responsáveis pela queda do terrível Comunismo na Europa e também pela queda do muro de Berlim. Era ator, escritor e poeta.
Reorganizou a Cúria Romana, promulgou o novo Catecismo da Igreja Católica, reformou o Código de Direito Canônico (a legislação da Igreja) e o Código das Igrejas Orientais.
Foi o papa dos recordes:
-canonizou 482 pessoas e beatificou 1338;
-fez 104 viagens fora da Itália (4 ao Brasil), visitando 129 países e 893 cidades. (a distância percorrida nessas viagens seria equivalente a 30 voltas ao redor da Terra).
-mais de 18 milhões de pessoas estiveram em suas 1616 audiências (às quartas-feiras, no Vaticano).
O grande João Paulo II morreu em 02 de abril de 2005 às 21h37min. Deixou a todo o mundo um exemplo de piedade, vida santa e paternidade universal.