Jesus nos ensina a incluir
Por Sílvia Aparecida de Souza Nascimento | 11/09/2011 | EducaçãoJesus nos ensinou muitas lições. Uma delas, sobre inclusão, foi dada durante a última ceia. Leia o trecho a seguir e repense sua vida. Você tem mais a agradecer ou a pedir?
O trecho abaixo foi extraído da Bíblia Sagrada e é lido em todas as missas durante a oração eucarística (consagração). Preste atenção a cada palavra pronunciada por Jesus. Alguma palavra ou frase já lhe chamou a atenção nesse trecho? Confira.
Jesus, antes de sua morte, pôs-se à mesa com os apóstolos, tomou o pão nas mãos e, rezando, vos louvou. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. BENDITO SEJA, SENHOR JESUS. Antes de terminar a ceia, Jesus pegou o cálice de vinho e vos agradeceu de novo. Depois o deu a seus amigos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS.
E disse também: FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. BENDITO SEJA, SENHOR JESUS.
Certamente você conhece o trecho citado. Repare que Jesus nos ensina uma lição belíssima sobre inclusão ao dizer a palavra "todos". Ele oferece o vinho a todos os presentes. Da mesma forma que o pão também é oferecido a todos sem distinção alguma, até mesmo para Judas, aquele que iria ser seu traidor. Jesus com toda a sua simplicidade, pureza e sabedoria nos deu uma lição simples de ser entendida. Deus não faz distinção entre seus filhos, sejam eles brancos, pretos, pardos, amarelos ou indígenas. Sejam eles homens ou mulheres, ricos ou pobres. Deus nos ama e nos aceita da forma que somos. Ninguém é perfeito e Deus conhece nossas imperfeições, pois foi Ele mesmo quem nos criou. Jesus Cristo acolhia, ensina e curava a todos. Esta é a lição a ser aprendida com Jesus. Somente há alguns anos, trinta anos no máximo, é que se começou a falar em inclusão. Porém, Jesus Cristo há mais de dois mil anos já nos ensina a acolher a todos sem distinção. Uma lição simples sobre imperfeição e inclusão de um Mestre Perfeito. Nesse trecho também é possível aprender mais uma lição. Jesus Cristo sendo filho de Deus era e é o dono de tudo o que existe, mesmo assim agradeceu duas vezes durante a última ceia, ao repartir o vinho e logo em seguida ao repartir o pão. Você tem o costume de agradecer? Já agradeceu por poder ouvir os sons da natureza? Já agradeceu por poder ver a cor dos pássaros, o tapete de flores que Deus colocou a seus pés para que você possa passar?Já agradeceu por poder ver o brilho nos olhos de seus filhos, o pôr-do-sol, a chuva mansa que cai? Já agradeceu por poder sentir o perfume das flores? Pois é. Há tanto o que agradecer, você deve ter pensado agora. E você tem razão. Há muito mais o que agradecer do que pedir. Lembre-se de todas as pessoas que não podem ver, falar ou ouvir. Você pode. Agradeça a Deus, como Jesus agradeceu, por tudo o que você tem e ajude àquelas pessoas que não podem ver ou falar ou ouvir. Incluir é ajudar. Ajude seu semelhante. Ao ajudar, você será ajudado. Semeie amor, inclua e colabore para que a inclusão saia do papel e torne-se real, concreta na vida de todos.