Jean Pierre Jeunet: um cineasta nada convencional
Por Luiza machado | 01/12/2009 | SociedadeJean Pierre Jeunet é um aclamado cineasta e roteirista francês.Seus filmes são conhecidos por misturarem fantasia e realidade, trazendo uma atmosfera imaginária ao cotidiano dos personagens.
A presença de cores fortes é também um marco na sua obra. O diretor utiliza muito a "imagem estourada" para exaltar as cores nos seus filmes, seja na tonalidade sépia utilizada em "Delicatessen", "Un long dimanche de fiançailles", ou mesmo no seu novo filme "Micmacs à tire-larigot".
Na sua obra prima de sucesso mundial "O fabuloso destino de Amélie Poulain", o diretor faz uso recorrente das cores verde e vermelho( tonalidades diametralmente opostas na escala de cores).O visual espetacular do filme foi inspirado em telas de pintura de um artista brasileiro Machado, este também faz uso abundante em suas obras do verde e vermelho.
Mas, a filmografia do diretor conta com outras surpresas, como é o caso de "Alien, a ressureição" (1997), produção anglo- americana. Esse filme não caracteriza muito a personalidade do diretor e roteirista francês, justamente por ser uma produção americana.
No entanto, Jeunet mostra desde seus primeiros curtas " L' Evasion" (1978) et "Le Manège" (1980)seu caráter excêntrico e conquista a simpatia dos críticos acumulando diversos prêmios, conquistando seu ápice com a obra "O Fabuloso destino de Amélie Poulain" (2000) quando ganhou 4 Césares.
Seu último filme "Micmacs à tire-larigot" parece não escapar da excentricidade do diretor, com uma estória mirabolante, repleta de elementos extravagantes. O filme já está em cartaz nas telas francesas, porém, ainda não se sabe a data de estréia no Brasil.
Para ler mais sobre o novo fime de Jeunet, visite o site O Guia de Paris: http://www.oguiadeparis.blogspot.com/