Ipod Touch

Por Andre Junior | 02/09/2010 | Tecnologia

O iPod é atualmente o mais popular tocador de aúdio digital do mundo. Uma marca registrada da empresa Apple, ele não foi o primeiro aparelho a reproduzir áudio digital. Porém por ele possuir design e usabilidade inovadores, acabou servindo como padrão para marcas concorrentes, que não costumam esconder sua inspiração.

A sigla Pod de iPod significa "Portable On Demand", que em português seria algo como portátil desejado. A idéia da marca é que o nome fosse algo como "O portátil que eu desejei", transmitindo o amor dos clientes pela marca. O amor dos consumidores pela marca é nítido, já que toda vez que a Apple lança uma versão, muitos correm para adquiri-la, mesmo que já possuam a anterior.

O melhor produto da família iPod oferecido até agora é o iPod touch, um player portátil com interface multi-toque. Lançada em setembro de 2007, a sua primeira geração impressionou, porque possuía suporte Wi-fi que poderia ser utilizado para acessos a Music Store, Safari e YouTube. Além dessas vantagens o preço do Ipod Touch é bem justo já que possui tantas qualidades.

A evolução do Touch na frente dos outros iPods é nítida. Com uma tela de vidro widescreen de 3,5 polegadas, esse aparelho não cansa fácil. Sua bateria é capaz de reproduzir até cinco horas de vídeo e até vinte e duas horas de áudio. Seguindo a linha dos produtos Apple, ele possui uma bateria integra e não removível, que reduz drasticamente seu tamanho e peso.

Se a primeira geração já possuía memória flash de 8GB ou 16GB, a segunda versão lançada um ano depois, dobrou sua capacidade, passando a oferecer 32GB de armazenamento. Ótimo para os amantes de música, porque ele também consegue oferecer mais horas de reprodução, chegando a seis horas de vídeo e até trinta e seis horas de áudio.

A segunda geração touch não possuía nenhuma inovação estrondosa, diferente da terceira geração. Lançada em 2009, o terceiro touch é praticamente um iPhone, só que sem linha telefônica. Peso menor, conexão 3G, botões de volume integrado, acelerômetro, além de capacidade para 8GB, 32GB ou 64GB.

Atualmente, todos esperam a próxima versão do Touch, prevista ainda para esse semestre. Especula-se que ela será ainda mais próxima do iPhone e contará com recursos como o Face Time e gravação de vídeos em formato HD.