Investimentos: ações

Por Cristiane Kruger | 05/08/2013 | Adm

Investimentos: ações

 

Investir no mercado de ações é uma maneira de formar patrimônio, pois apresenta mais oportunidades de ganhos, apesar de oferecer maiores riscos do que o mercado de renda fixa. É um investimento de longo prazo, assim é preciso ter paciência.

Ao adquirir ações, que são parte do capital de uma empresa, o investidor torna-se sócio dessa empresa, tendo direitos e obrigações. A empresa utiliza esses recursos para impulsionar os negócios, aumentando os lucros para dividi-los com os acionistas.

Para quem busca investir em ações, basta procurar uma corretora ou instituição financeira autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), com acesso ao sistema de negociação da bolsa de valores e abrir uma conta. Algumas corretoras oferecem análise de mercado, assessoria técnica e recomendações de investimentos. O investidor também tem liberdade de operar sozinho, via home broker, ou enviar as ordens por meio de uma “Mesa de Operações” da corretora.

Apesar de riscos maiores devido às oscilações do mercado econômico, é um investimento com liquidez alta, ou seja, facilidade de venda e compra. Não existe carência para o resgate.

É preciso avaliar cuidadosamente a empresa da qual deseja comprar ações, observar movimentação no setor, tendências de produtos, perspectivas de valorização e desvalorização. Investir em ações pode ser uma boa para quem deseja investir em longo prazo, como uma aposentadoria, por exemplo. O investimento em ações tende a apresentar maiores retornos do que as aplicações em renda fixa.

 

O mais importante é entender que investir em ações significa investir pensando no futuro, ou seja, em longo prazo.

Artigo completo: