Investigando o papel do tutor em cursos de educação à distância.

Por Marlene Blanc | 29/01/2011 | Educação

A função central do tutor é ser incentivador, mediador, provocador, impulsionando na procura de informação em relação aos seus alunos que optaram por essa forma de aprendizagem a distância inovadora.

Espera-se ainda que seja ele responsável pelas ferramentas de avaliação, assim como, na verificação dos trabalhos de seus alunos e por motivar sua aplicação se for o caso. Além disso, tem por ocupação o encaminhamento e verificação das dúvidas dos alunos, gerando maior interatividade entre os mesmos. Atuar, ainda, na elucidação dessas dúvidas através de e-mail, chat, fórum ou pessoalmente nas atividades supervisionadas, no recebimento e controle de entrega das atividades solicitadas.

Entre as habilidades do tutor de EaD, tem-se a de planejar, acompanhar e avaliar atividades, além de motivar o aluno para o estudo (MACHADO; MACHADO, 2004).

Sendo assim, o tutor deverá preencher as lacunas do conhecimento, fazendo um elo entre o estabelecimento de ensino e o aluno.

Desta forma, os conhecimentos imprescindíveis ao tutor é compreender a estrutura dos assuntos que ensina. Sua formação teórica sobre o âmbito pedagógico-didático precisará ser atualizada na prática das atividades tutoriais.

Shulman (1995, apud Litwin, 2001:103) acredita que o saber básico de um tutor inclui pelo menos:

· Conhecimento do conteúdo;
· Conhecimento pedagógico de tipo real, especialmente no que diz respeito às estratégias e à organização da classe;
· Conhecimento curricular;
· Conhecimento pedagógico acerca do conteúdo;
· Conhecimento sobre os contextos educacionais; e
· Conhecimento das finalidades, dos propósitos e dos valores educativos e de suas raízes históricas e filosóficas.

A metodologia da EaD é totalmente diferente em sua organização e desenvolvimento, em relação ao ensino oferecido na educação presencial. No ensino a distância, a tecnologia está sempre presente e exigindo uma nova postura de ambos, professores e alunos (Alves; Nova, 2003).