Introdução a gestão ambiental

Por Getulio coutinho teixeira | 06/11/2017 | Educação

1. TEMA:

Introdução a Gestão Ambiental.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Formação do Sujeito Ecológico.

3.  INTRODUÇÃO:

O objetivo desta pesquisa é analisar as ações do homem. A formação do sujeito ecológico, com ações ecologicamente corretas no ambiente escolar e na sua comunidade. Tem como alvo alunos das escolas municipais de Fortaleza. Balizando a postura dos alunos e professores diante da problemática ambiental esta pesquisa será realizada nas escolas do ensino fundamental,

4. PROBLEMATICA:

Diante de tantos problemas que a humanidade enfrenta com o meio Ambiente, tais impactos inviabilizara a existência humana no futuro.

5. HIPÓTESE:

Formar multiplicadores para que possa reduzir o impacto das ações do homem no planeta terra.

6. JUSTIFICATIVA:

Sabe-se que estamos desperdiçando e usando de maneira errada as riquezas naturais, o resultado disso, tem sido a perda econômica, empobrecimento ambiental e mazelas de toda ordem. Tendo como consequências os impactos ambientais negativos, tais como: violência, fome, miséria, poluição, desperdícios, doenças destruição da flora e da fauna e do próprio homem, provocando o desequilíbrio ambiental e gerando problemas que já começam a afetar a sobrevivência da Humanidade. A questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano da população das nossas cidades, principalmente no que se refere ao desafio da preservação da qualidade de vida.

7. OBJETIVO GERAL:

Analisar e melhorar as ações e os hábitos voltados ao meio ambiente no âmbito espacial, local, e também no fator tempo melhorando a qualidade de vida.

8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Garantir uma nova postura do homem com o meio ambiente.
  • Proporcionar mudanças de hábitos em casa e na comunidade.
  • Propor conceito de qualidade de vida e bem estar com melho expectativa de vida.

9. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O conceito de meio ambiente está direta e indiretamente ligado ao ser humano, pois não se refere somente ao que o rodeia no âmbito espacial, mas também ao fator tempo, ou seja, o uso que a humanidade faz no que concerne á herança cultural e histórica. Dai a importância de que cada individuo se perceba parte do meio ambiente, pois, certamente, esta percepção resultará na mudança de valores e atitudes, em relação á exploração do homem pelo homem, bem como na utilização dos recursos naturais. Talvez uma mudança de fundamentos de civilização tenha um alcance de proporção mais global, influenciando através de novas ideias da educação, novas gerações a terem uma postura com relação a sua sobrevivência num ambiente totalmente integrado.

A principal função da pesquisa com o tema de meio ambiente é contribuir para formação de cidadão consciente com hábitos para decidirem atuar na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um da sociedade local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com formação de valores. Com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimento. E esse é o grande desafio para a educação, comportamentos ambientais corretos, serão aprendidos na prática do dia a dia na escola: gesto de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações, podem ser exemplos disso. existem outros componentes que vem se juntar a escola nessa tarefa: A sociedade é responsável pelo processo como em todo, mas os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem especial influência sobre as crianças.

Artigo completo: