Introdução a Ciências Biológicas
Por Baltazar Juraszek | 22/04/2011 | EducaçãoINTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PINHEIRO, Dra. Luciana.
Considerou-se por muito tempo que a vida surgiu de uma geração espontânea, processo chamado abiogênese.
Todo ser vivo é constituído por unidades biológicas básicas, as "células". Bactérias, algas azuis e cianobacterias são constituídas por uma unida célula, capas de prover todas as funções vitais para o funcionamento desse "organismo unicelular". Um mamífero, uma ave ou uma árvore, dentre tantos outros, possuem uma unidade de células, sendo, portanto, "pluricelulares".
Várias espécies em determinado local constituem uma "comunidade biologia" e assim fatores abióticos envolvidos (luz, água, temperatura, pressão, etc.), tem-se um "ecossistema", que compõe assim a "Biosfera", que é a porção da terra em que há vida.
A unidade morfológica dos seres vivos é a Célula. Cada célula apesar de microscópica, contem milhares de substâncias em constante atividade química. Suas reações constituem o metabolismo.
As células representam a menor porção de matéria viva capaz de escutar as diversas funções vitais, responsáveis pela manutenção da vida num organismo. Todos os seres vivos são formados por pelo menos uma dessas unidades morfoanatomofisiológicas. São as células que garantem a continuidade de uma espécie.
A diferenciação celular é importante no uso terapêutico das células-tronco, que mediante pesquisas científicas, poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, repondo células que o organismo deixou de produzir por alguma deficiência como o (diabetes).
Os seres vivos diferenciam-se dos corpos brutos por apresentarem as seguintes particularidades: estrutura, composição química, reprodução, metabolismo, estado físico, mutação, regeneração, irritabilidade/sensibilidade e crescimento. Entretanto, existem questões que ainda polemizam a pergunta que não quer calar: "O que é vida?". Os vírus são seres vivos e não apresentam célula (organismos), uma cápsula que contem DNA ou RNA que se reproduzem ou autoduplicam, que são chamados de seres vivos incompletos. Essa questão pode se estender à semente de uma planta ou a um ovo de inseto. Questões semelhantes envolvendo seres humanos, como no inicio de uma vida, que surgem dilemas éticos sobre a clonagem, células tronca e aborto.
Problemas de saúde; são levados a eles problemas relacionados com parasitoses, dst, planejamento familiar, drogas, meio ambiente, etc. Por isso na biologia educacional deve ser motivada a cooperação dos professores nas atividades sanitárias dos alunos mediante o introsamernto da escola com centro de saúde, difundindo higiene e profilaxia.
Os conteúdos da genética humana contemplada nas grades curriculares de ciências e biologia, professores muitas vezes atuam como agentes de saúde pública esclarecendo assunto de interesse comunitário, como paralisia, planejamento familiar, dst, drogas e meio ambiente.
O papel da escola e da universidade para o desenvolvimento e divulgação de pesquisas acadêmicas que orientam as políticas públicas de prevenção e combate a homofobia.
A teoria da Evolução é uma das idéias mais importantes no estudo da natureza, pois fornece a estrutura básica aos biólogos que estudam os seres vivos. É ela que ajuda nos classificar os animais, os vegetais, os fungos, os protozoários, as bactérias, e determinar a reação entre eles. Espécies mais bem adaptadas ao ambiente vencem aos poucos. Os indivíduos que não conseguem essa adaptação desaparecem por si só. À medida que o ambiente se transforma, as espécies evoluem sempre e tentam continuar bem adaptadas.
Por fim, professores bem formados e informados, pesquisadores, aprendizes e ensinantes, têm condições de evoluir juntamente com seus alunos, tanto em sala de aula com em ambientes de laboratórios de pesquisa. A universidade deve se preocupar com professores interessados a evoluírem de igual pra igual, com seus parceiros de sala de aula, que são seus próprios alunos de Ciências e Biológicas.
Baltazar Juraszek
Especializando
Santa Terezinha