Introdução à 2ª Epístola de João
Por Andrés Ayala | 06/02/2009 | Bíblia"Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos." Jd 3
At 2.41-44
Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Deus queira abençoar esta pequena e humilde contribuição para a edificação dos seus filhos. As breves epístolas que o apóstolo endereçou a irmãos particulares, que ele apreciava como colaboradores especiais na obra do Senhor, poucas vezes receberam atenção dos comentaristas por serem consideradas de pouca importância para o ensino e a disciplina da igreja. Com o intuito de preencher esse vácuo é que apresento este comentário a todos os irmãos em Cristo "que andam na verdade".
Esta 2o carta de João foi escrita entre os anos 90-95 d.C., depois de que o apóstolo regressou do exílio na ilha de Patmos. O estilo, o vocabulário e as ênfases denotam que o autor da epístola é o mesmo João que escreveu o Evangelho que leva o seu nome, e também o Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo). Provavelmente foi redigida em Éfeso onde, segundo a história da Igreja, João passou seus últimos anos.
Nestes tempos de incerteza doutrinária, e falsos mestres surgindo a cada dia, as palavras do apóstolo advertindo contra as heresias e doutrinas enganosas são mais do que oportunas. Diante da ação de tais pessoas, João conclama os cristãos a permanecerem firmes na doutrina de Cristo, que é a verdade, e no vínculo do amor.
Esboço de 2 João:
ANDAR NA VERDADE E NO AMOR 1-3
Saudação. 1-3
Elogio à lealdade do passado. 4
Um mandamento sobre o amor e a obediência. 5,6
CONTRASTE COM A CONDUTA ANTIBÍBLICA 7-11
Enganadores no mundo. 7-9
Sabedoria para discernir a comunhão. 1,11
PALAVRAS FINAIS 12,13
Perguntas para reflexão:
1.Qual é o objetivo geral da 1° epístola de João?
2.Qual é o seu tema?
3.Em quantas partes podemos dividir a carta?