Introdução Ao Cobol
Por Patrick Espake | 26/08/2007 | TecnologiaCOBOL é uma linguagem de terceira geração, ou seja, uma linguagem criada para ser facilmente interpretada pelo ser humano. O nome vem da abreviação das palavras COmmon Business Oriented Language, linguagem orientada a negócios. Em 1959 foi formado um comitê no pentágono para a criação das diretrizes de uma nova linguagem de programação voltada para negócios, esse comitê era formato por pessoas da IBM, RCA e Sylvania Eletric Products. No fim do ano de 1959 foram completadas as especificações sobre o COBOL, baseado nas linguagens FLOW-MATIC e COMTRAN. As diretrizes foram aprovadas pelo pentágono e em 1960 foi lançado o COBOL 60.
O COBOL demorou apenas seis meses para ficar pronto e até os dias de hoje é fortemente utilizada. Atualmente as aplicações desenvolvidas em COBOL rodam em plataformas MAINFRAME IBM z/OS, a velocidade de processamento do COBOL nessa plataforma aliada com o banco de dados DB2 é impressionante, são capazes de processar milhões de transações num espaço de tempo muito curto. Instituições estatais, financeiras e grandes empresas privadas possuem todo o seu sistema de processamento de dados desenvolvido em COBOL. O que está ocorrendo atualmente é que outras linguagens de programação estão sendo usadas para criar interfaces de coleta e exibição de dados, mas todo processamento de dados é realizado por programas COBOL, por exemplo: você acessa o internet banking de seu banco ou utiliza um caixa eletrônico, tudo o que você vê é apenas uma "casca" desenvolvido em PHP, JSP, Java, C e outras, essa "casca" apenas coleta e exibe os dados, mas todo o processamento pesado é realizado por programas em COBOL.
Se hoje nós pegarmos todas as linhas de código escritas no mundo, de todas as linguagens de programação, nós teríamos o seguinte dado: 300 bilhões de linhas de código foram escritos em COBOL, esse dado representa 80% de todas as linhas de código digitadas no mundo, imagine o custo que seria gerado se todas essas aplicações fossem desenvolvidas agora em outra linguagem de programação, seria inviável financeiramente. O Banco Bamerindus, comprado pelo HSBC, tento desenvolver todo seu sistema em outra linguagem de programação, gastaram muito dinheiro para fazer isso, depois que o sistema ficou pronto eles viram que a velocidade de processamento de dados ficou muito inferior a de quando eram desenvolvidos em COBOL, imediatamente eles voltaram a usar COBOL.
O Fato é que o COBOL não vai desaparecer tão cedo, a maioria dos programas desenvolvidos em outras linguagens de programação consegue trabalhar com X processamentos, mas quando precisam trabalhar com X processamentos elevado a um milhão os programas simplesmente não respondem dá maneira esperada, já um programa COBOL responde da maneira esperada, pois, a linguagem de programação foi projetada para trabalhar com um volume alto de processamento de dados simultâneos.
No mercado de trabalho estão faltando profissionais para trabalhar com COBOL, as universidades não ensinam mais COBOL, desta forma um profissional que domina COBOL hoje é bem remunerado. Um fato inusitado que está acontecendo atualmente é que as empresas estão indo em busca dos profissionais e estão contratando muitos estagiários, dando todo treinamento dentro da empresa.
O COBOL não ficou parado no tempo, durante esses 47 anos desde sua criação ele evoluiu, hoje existe o COBOL padrão 2002 que suporta programação orientada a objetos e diversas outras características das linguagens de programação modernas.
Espero que esse artigo possa abrir novos horizontes e mostrar uma oportunidade profissional no mundo do COBOL.
Autor: Patrick Espake
E-mail: patrickespake@gmail.com
Blog: www.patrickespake.com