Internet: Perigosa?

Por Danielly S. | 30/01/2007 | Sociedade

Atualmente, é muito comum que as crianças passem boa parte de seu tempo na Internet, vendo sites de seus desenhos favoritos, jogos on line, entre outros. Isso não seria preocupante se tivéssemos um responsável acompanhando os acessos dessa criança.

Mas por que a necessidade? A resposta é muito simples e fácil: como sabemos, as crianças de hoje em dia estão totalmente diferentes das que nossos pais foram, por exemplo, as meninas estão trocando, cada vez mais cedo, suas bonecas, ursinhos...por maquilagem, roupas parecidas com a dos adultos, computadores, videogames, querem tornar-se independente muito rápido, mas não possuem a maldade necessária para distinguir alguém que nos tenta fazer o mal ou nos prejudicar de alguém que realmente possui boas intenções.

E a tal da Internet, onde entra? Com toda essa independência querem também a sonhada privacidade. Mas uma criança não está preparada para tanto, é necessário que tenha seu espaço, suas coisas, mas é preciso que tenha também consciência de que deve conversar com seus pais e contar a eles o que se passa.

Infelizmente, muitos pais cedem a pressão dos pequenos e os deixam frente ao computador sozinhos, o que pode ser extremamente arriscado. Uma criança entra num Chat e conhece pessoas que dizem ter sua idade, por exemplo, acabam conquistando a confiança dessas crianças, prometem coisas que as façam sentir vontade de conhecer quem está do outro lado da tela e podem até vir a se encontrar com o indivíduo sem o conhecimento dos pais, como é o caso dos pedófilos que podem até assassinar os pequenos internautas.

Contudo, se os pais acompanham os sites que seu filho acessa, acompanham as conversas e com quem eles estão teclando, poderemos evitar diversos casos tristes que envolvem o mundo on line e a vida real.