Internet e o mercado imobiliário

Por Adm Marketing Online | 20/04/2012 | Tecnologia

O mercado imobiliário e a internet andam de mãos juntas e a passos largos. Não são raras as ações de marketing digital implementas nas estratégias de divulgação de imobiliárias e corretores imobiliários.

Esse fato, sem dúvida acontece em função da facilidade em que o Imobiliárias e a Internetmundo online permite a pesquisa, bem como a propagação da informação através das redes sociais.

A popularização dos sites de busca como Google, Bing e Yahoo ou portais imobiliários que concentram grande número de imoveis e imobiliárias permitem que o usuário faça sua busca na comodidade de sua casa ou sem sair de seu escritório, podendo navegar, pesquisar e até mesmo efetuar um levantamento da região  ou agendar uma visita ao imóvel desejado. 

Como exemplo poder citar uma situação de um usuário situado na cidade de  Vila Velha - ES que precisa alugar ou comprar um imovél em Curitiba,  ao pesquisar em um buscador como o Google  por  'comprar imoveis curitiba', obterá como resultado portais especializados que reúne em seu banco de dados as principais imobiliárias de Curitiba e seus imovéis. Através de integrações com vários outros aplicativos e sistemas digitais, que os portais disponibilizam, esse usuário poderá fazer consulta da região onde está localizado o imóvel, visualizar fotos e videos e disparar uma solicitação de contato, que muitas vezes pode ser feita online direto com o corretor.

Outra grande vantagem do uso da internet é o efeito da viralização: o velho e bom boca-a-boca que hoje é "mouse-to-mouse" através de "likes", recomendações por e-mail, fóruns, "twittadas", chat´s e comunidades online. Isso permite ao corretor a possibilidade de trabalhar a fidelização de seus potenciais cliente junto  a sua marca ou seu nome, através de um relacionamento continuo seja através de um serviço de email marketing ou através das redes sociais.

O dinamismo e confiabilidade dos buscadores, bem como dos portais especializados, aliado ao poder de propagação e divulgação que as redes sociais como Facebook, Twitter e Google Plus permitem, tem levado corretores e imobiliárias a investirem cada vez mais em suas estratégias de marketing digital, levando relevância ao consumidor e obtendo melhores resultados em suas ações.