Internet dá espaço para fãs dos jogos do mario e sua turma
Por Alexandre | 27/10/2011 | TecnologiaOs jogos do Mario e sua turma fizeram história na época em que os videogames eram os campeões do entretenimento. Atualmente, com muito mais praticidade e sem gastar nada, os jogos do Mario podem ser encontrados em sites especializados, que oferecem os mais diversos games para matar a saudades do mascote da Nintendo.
Além de serem encontrados os jogos clássicos do Mario e sua turma, iguais aqueles que se jogavam nos aparelhos Nintentinho, SNES e outros, é possível, ainda, se divertir com o Mario em novas aventuras, para todos os gostos. Para não deixar ninguém de fora, os sites de jogos do Mario podem ser acessados de forma gratuita. É necessário apenas clicar no game que se deseja jogar e começar a diversão, sem downloads ou qualquer outra coisa.
As aventuras do Super Mario Bros chegaram ao Brasil na metade da década de 80. O Nintendinho, como foi chamado aqui, - seu nome oficial é Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES -, foi lançado no Japão em 1983 e apenas dois anos depois chegava a outros continentes, onde, inclusive, teve o seu sistema redesenhado para dar uma impulsionada no mercado. Na época, o Nintendinho foi o videogame de maior sucesso, restabelecendo a indústria que estava passando por uma crise, e conquistando milhares de fãs por todo o mundo.
Além de trazer como uma de suas primeiras aventuras o game do Mario e sua turma, este modelo da Nintendo criou padrões novos que foram repetidos por outras fábricas de jogos. Com a sua produção terceirizada, permitiu ainda, que o formato do seu sistema fosse conhecido por todos os desenvolvedores do setor.
Porém, em 1990, ele deu espaço para o Super Nintendo Entertainment System, popularmente conhecido como SNES. Depois de dois anos, já havia ultrapassado as barreiras fronteiriças dos Estados Unidos e da Europa. O aparelho sofreu mudanças, mas o grande ícone dos jogos da Nintendo continuou a cargo do Mario e sua turma.
No SNES foi empregada alta tecnologia, já que um dos seus principais objetivos era concorrer com a empresa SEGA, que tinha no Mega Drive o seu parelho mais popular. No entanto, a Nintendo não conseguiu superar a concorrência em relação ao seu processador, que era muito lento e causava frequentes slowdows em vários jogos.
Mas, para compensar, o SNES contava com um chip de vídeo mais avançado, isso aliado à variedade de jogos que ele possuía foi o suficiente para que a Nintendo superasse em vendas a SEGA, chegando a alcançar o número de 50 milhões de unidades vendidas em todo o globo. A festa acabou em 1996, quando a Nintendo parou com a fabricação deste videogame, que havia tornado o mercado doméstico de videogames bastante atrativo.
Então, chegou para substituir o sucesso anterior, o Nintendo 64, em 1996, que trouxe muitas inovações, porém, ainda insistia no uso do cartucho, que já havia sido abandonado pelos outros desenvolvedores. Esse foi um dos motivos que emperrou o sucesso do novo console. Depois, veio o Nintendo GameCube, em 2001, que também inovou em alguns quesitos, no entanto, permitia que games antigos pudessem ser jogados nele.
Por último, surgiu o Nintendo Wii, em 2006, com o menor tamanho de todos os outros modelos. Mas foi desde o lançamento do Nintendo 64 que os jogos do Mario foram perdendo sua fama, assim como o próprio videogame, uma vez que o mercado estava mais focado para o entretenimento via Internet. É por isso que hoje, a migração do game Mario para as telas do computador faz tanto sucesso e permite que muitas pessoas possam reviver as suas aventuras.