Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo

Por Alfredo Passos | 30/03/2008 | Adm

Em reportagem de Maria Carolina Nomura, o caderno EMPREGOS da Folha de S.Paulo, apresenta neste domingo, 30 de março de 2008, uma matéria com o título “Concorrência incentiva inteligência de mercado“.

Na primeira parte da matéria o destaque é “Profissional deve antecipar tendências e lançamentos de firmas rivais”.

“O crescimento da economia brasileira, além de propiciar um cenário de maior concorrência entre as empresas, incentiva a propagação de uma atividade ainda nova no país: a de inteligência de mercado.
Entre as atribuições do profissional, que, em geral, é formado em marketing ou administração, está antecipar o movimento dos concorrentes para diminuir os riscos de prejuízo.
Para isso, ele analisa os elementos que mostram os planos da concorrência. A compra de um terreno, por exemplo, pode significar que a companhia irá construir uma nova fábrica.
“É possível prever o que outra empresa vai fazer até pelo tipo de profissional que ela contrata”, exemplifica Jorge Bitencourt Castilho, 37, gerente de inteligência da Bunge (alimentos e agronegócios).
Mas, para chegar a essas conclusões, o profissional deve ser visionário, de acordo com Alfredo Passos, professor de inteligência competitiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “Não é só pegar informações que estão por aí e colocá-las em uma planilha. É preciso mostrar como esse cenário afeta a empresa.”

Em seguida o destaque vem com o título “Atuantes carecem de qualificação” com depoimentos de Gustavo Parise, da área de varejo da Michael Page, empresa de recolocação profissional, Alfredo Passos, da ESPM, Fernando de Almeida, FIA e Robson Alberone falando sobre a criação do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado).

Ainda na matéria tem destaque “Área cuida também da segurança da informação“; “Agência foca assuntos de Estado” e ainda “Divulgação de informações confidenciais é concorrência desleal”.

Em destaque Jorge Bitencourt Castilho, da Bunge, que na verdade já fez mestrado na área.

Fonte: Folha de S.Paulo - Empregos, domingo, 30 de março de 2008. Foto: Rafael Hupsel/Folha Imagem.