INSERÇÃO DO MERCHANDISING COMERCIAL NAS TELENOVELAS

Por claudia' claudia augusto de Deus | 07/10/2010 | Sociedade

INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil, a telenovela é o nosso maior produto cultural, ela esta presente na televisão desde a década de cinqüenta, mas é na década de setenta que a ela surge como principal produto cultural do país, inclusive de exportação. A telenovela brasileira se tornou um instrumento capaz de entreter e até mesmos de informar, sua abrangência ultrapassa as questões sociais e políticas, pois ela pode intervir de certa forma, até mesmo nas questões econômicas da sociedade. Uma vez que ela pode incentivar o consumismo.
Assim, podemos dizer que as telenovelas brasileiras mostram os problemas que assolam a sociedade. Porém, em seu início as questões abordadas nas tramas não tinham tanta transparência, mas hoje todos os temas abordados nas telenovelas são inseridos de forma a provocar debates e com intuito também de mudar opiniões bem como ditar comportamentos. É nesse contexto que está inserido o merchandising social, porém o foco do nosso trabalho está além das questões sociais.
Sem descartar o papel social da telenovela, vamos procurar apontar outro ponto de vista: a questão comercial inserida nos enredos das telenovelas, pois as agências de publicidade encontraram uma nova forma de despertar no telespectador o desejo de consumir.
De acordo com Ramos o telespectador assiste a TV procurando fugir dos conflitos do dia-a-dia, ou seja, ele está em busca de distração, é assim também com a telenovela.
Porém, nos últimos anos as emissoras e empresas de publicidade estão utilizando a telenovela como meio de divulgação de produtos e serviços, a fim de levar o telespectador ao consumo. Desta forma, podemos afirmar que é praticamente impossível assistir a uma telenovela sem deparar com alguns merchandisings inseridos nos enredos, isso devido a estrutura narrativa e seriada da telenovela o que torna extremamente útil à produção e à venda desses espaços comerciais, tanto que o telespectador está sendo bombardeado pelos apelos publicitário dentro das telenovelas.
Neste estudo, sobre a inserção do merchandising nas telenovelas, procuramos relatar sobre a história da televisão, da telenovela, bem como a relação da TV com anunciantes desde o seu surgimento, discutimos no capítulo III os diversos tipos de merchandising e como eles se inserem na trama.
A importância do tema se faz porque a cultura de massa ou mass media é sempre atual e o fato da telenovela estar inserida em um contexto em que sua produção é feita para a massa, dá um valor ao tema e o torna objeto dessa pesquisa. Diante da uma abordagem complexa e de uma análise cuidadosa verificamos a concepção midiática no campo da teledramaturgia, para então estabelecermos uma relação entre as diferentes formas de merchandisings introduzidas nos enredos das telenovelas.
Descrevemos a intenção dos anunciantes ao utilizar a telenovela como disseminadora de produtos e serviços. E, na conclusão, apontamos como os merchandisings, nas telenovelas, podem influenciar e moldar a vida do telespectador/consumidor. Como também publicizar produtos e serviços e fixar as marcas de produtos.
A metodologia utilizada foi de revisão literária para compreensão da história da telenovela, e a relação de sua estrutura e formação com a publicidade. Procuramos compreender como a publicidade investiu nesse novo produto midiático. A partir dessa compreensão entre os interesses comerciais e a introdução da telenovela como produto de maior audiência da televisão brasileira, chegamos ao merchandising.
Numa segunda etapa selecionamos imagens a partir de uma pesquisa no youtube e de cenas anteriormente gravadas de exibições de telenovelas atuais, para confrontar com os aportes teóricos levantados ao longo do trabalho.