Inovar para Obter Eficiência Operacional nas Organizações

Por daniel do carmo mira | 05/05/2015 | Adm

Faculdade FNC

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Daniel do Carmo Mira

Inovar para Obter Eficiência Operacional nas Organizações.

A inovação esta presente no ato de explorar novas idéias e expô-las para criar vantagens competitivas, visar melhorias, ser reconhecido e passar credibilidade.

Inovação estabelece ao individuo, empresário ou empreendedor um procedimento de gestão de novos ou melhorados produtos ou processos.

Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir desenvolver eficiência em processos resultando assim em eficiência operacional, inovar em eficiência operacional é contribuir de forma mais significativa com o desempenho de resultados das operações, processos e procedimentos das organizações, seguramente proporcionando a disponibilidade, confiabilidade e desempenho mais elevados possíveis.

Pela relevância do tema optei pela eficiência operacional no sentido de obter disseminação de conhecimento no que tange a responsabilidade social, assim identificar  processos inúteis e recursos que drenam a lucratividade da organização. Também se preocupando com a criação de novos processos de trabalho que melhorem a qualidade e a produtividade operacional.

“O mantra da Apple, “pense diferente”, parece simples, mas os pesquisadores que estudam inovação descobriram que, para pensar diferente, você tem de atuar diferente.” Conforme Gallo Carmine (2010,94).

O processo de eficiência operacional nas organizações estabelece um conjunto de idéias e ideais que visam melhorias dos processos internos, assim obtém-se um impacto direto sobre as margens de lucro da empresa. 

Inovar nas organizações nada mais é que pensar, refletir e reduzir custos, afinal o desperdício interno contribui para o seu aumento.

Através de análises de procedimentos cabíveis houve um resultado em ganhos e benefícios para as empresas, exemplos de inovação de eficiência operacional a seguir no estudo de caso:

Algumas organizações desenvolvem uma efetiva atuação no controle das impressões, promovendo um aumento da eficiência operacional e obtendo a responsabilidade ambiental.

Outras atribuem o uso de eficiência operacional para redução de custo de energia elétrica que tem por objetivo economizar energia e gastar menos na conta de luz no final do mês.

Certas organizações também aderem pela redução de custo com copos descartáveis que permeia conscientizar as pessoas a reduzirem a utilização dos copos, passando a utilizar xícaras de porcelanas criadas pelo próprio marketing da empresa e entregue aos colaboradores.

Algumas empresas que dependem de um almoxarifado, escritório ou expediente assumem a responsabilidade de manter em estoque todo o tipo de material de escritório, agir com eficiência operacional é de fato realizar a conscientização dos colaboradores com o uso/consumo de material de escritório.

Organizações também divulgam aos seus funcionários propostas com a redução de gastos com telefone da própria organização, o objetivo é reforçar a utilização somente dos códigos de DDD´s 031 e 014, para ligações interurbanas, pois são as operadoras que oferecem as menores taxas, além de analisar com as áreas responsáveis a possibilidade de uma criação de política interna para inclusão de senhas nos aparelhos telefônicos com o intuito de obter maior controle, evitando uso indevido dos mesmos.

Nenhum profissional que já conheci – nenhum

 “Foi capaz de citar a missão de sua empresa, palavra por palavra. Se você não consegue se lembrar, então por que se preocupar? Esqueça da declaração de objetivos. É uma perda de tempo. Em vez disso, crie uma visão; é muito mais inspirador.” Conforme Gallo Carmine (2010,94).

Melhorar a eficiência operacional com bases inovadoras é um esforço de toda organização em conjunto e que também envolva a adoção de estruturas organizacionais flexíveis que permitam aos colaboradores opinarem e questionarem quanto às propostas impostas. 

A adoção de processos estabelecidos, como o Six Sigma, e a gestão da qualidade total (TQM), é outro caminho para melhorar esta eficiência. As empresas que adotam esses processos são capazes de investir pesado no treinamento dos funcionários, uma vez que eles qualificados e normas comuns estabelecidas contribuam para uma maior eficiência operacional.

Contudo, realizar procedimentos simples, porém inovadores quanto à eficiência operacional dentro de uma empresa é obter como resultado sinergia, persistência e inovação, combustíveis para uma organização.

Referências Bibliográficas

GALLO Carmine. INOVAÇÃO a arte de STEVE JOBS. São Paulo: Lua de Papel, 2010.

(Capitulo 07 Pense diferente de como você pensa Pag.94)

Artigo completo: