Inovar é preciso, mas é pouco difundido.

Por Christiane Carvalho Veloso | 13/07/2010 | Adm

Nos mais variados segmentos da economia, a inovação vem sendo difundida como fator essencial para a sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPE?s). Atualmente, segundo o SEBRAE?SP, existem no Brasil aproximadamente 5,1 milhões de empresas das quais 98% são Micro e Pequenas Empresas que absorvem a maior parte da mão-de-obra brasileira.
Para inovar em uma micro e pequena empresa é necessário ter um ambiente propício como exemplo, pode-se citar: Incentivo a colaboração entre todos dentro da corporação; Promover iniciativas de reconhecimento àqueles que contribuem com a implementação de novas práticas e que prezam pela colaboração; Diminuir ao máximo as hierarquias e as barreiras de comunicação entre os departamentos;e Evitar o excesso de políticas e regulamentos, pois freiam a inovação.
As MPE?s podem inovar com a concepção de um novo produto ou processo de produção, podendo agregar novas características ao produto ou processo que impliquem em efetivo ganho de qualidade ou produtividade, proporcionando maior competitividade no mercado. Mudança significativa no marketing do produto seja na concepção ou na embalagem, ou no seu posicionamento, promoções ou fixação de preços, também são alternativas inovadoras que as MPE?s podem adotar no seu cotidiano. A inovação organizacional como, por exemplo, a implementação de um novo método organizacional nas práticas dos negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações com os stakeholders.
A inovação é um fator importantíssimo para a economia brasileira. Entretanto, poucos gestores estão atentos a isto, enquanto outros apontam a falta de recursos financeiros como o principal aspecto de impedimento para inovação. Atualmente, governo conta com uma série de iniciativas de fomento à inovação, assim como recursos disponíveis do BNDES. Buscar alternativas para inovar é muito importante para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, por isto, pode-se concluir que a inovação é uma vantagem competitiva que uma MPE pode ter com relação ao seu concorrente direto.