INOVAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO

Por FABIANA GONÇALVES ABERALDO | 30/04/2015 | Adm

Faculdade Nossa Cidade 

Administração de Empresas 

Prof. Orientador Lawton Benatti 

Fabiana Gonçalves Aberaldo 

 

INOVAÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO 

 

Conceito de Inovação

Segundo o Manual de Oslo (1997, p. 56), o requisito mínimo para se definir uma inovação é que o produto, o processo, método de marketing ou organizacional sejam novos (ou significativamente melhorados) para a empresa.

Sendo assim autores definem inovação de várias maneiras, como a ideia de um novo produto ou serviço, nova tecnologia, um produto melhorado com baixo custo, a exploração com sucesso de novos bens de consumo, novo método de marketing e um novo método organizacional nas práticas de negócios da organização interna ou externa, ou seja, ela se compreende em um amplo conjunto de inovações possíveis. A inovação não acontece de um dia para o outro ela se consolida com o amadurecimento das ideias e a discussão em torno do que se pretende inovar.

A inovação promove o espirito empreendedor, criando a capacidade de promover riqueza de maneira inteligente e inovadora. Tudo se inicia com a forma que o empreendedor encontrará para aplicar seus recursos propondo novos produtos, serviços ou tecnologias.

Segundo Trott (2012, p. 04) as empresas devem ser capazes de se adaptar e progredir se desejam sobreviver.

Diante desta perspectiva foi escolhida uma empresa de âmbito comercial, para analisar as inovações aplicadas na fabricação de seus produtos que enfrentavam problemas de qualidade. A adequação da empresa em implantar uma inovação de produto contribuiu no aumento e melhoria de sua produtividade, e trouxe de volta a confiança e credibilidade à empresa.

Conceitode Inovação no processo produtivo 

A inovação do processo produtivo é a introdução significativa e aprimorada de novas tecnologias ou aperfeiçoamento de métodos produtivos relacionados ao suporte da produção, que visa reduzir custos, melhoramento da qualidade, aumento da produtividade e a entrega eficiente dos produtos já existentes.

A empresa deve adotar mudanças no processo produtivo, aperfeiçoando a tecnologia de um equipamento já existente, adquirir softwares mais eficientes, entre outros. A aplicação da inovação no processo produtivo envolve a inovação do produto, pois havendo a melhoria dos meios de fabricação consequentemente o produto melhora sua qualidade.

Conforme Manual de Oslo (1997, p. 64), se a inovação envolve melhorias substanciais nas características do serviço oferecido e nos métodos ou equipamentos usados para seu desenvolvimento, ela é uma inovação tanto de produto quanto de processo.

Para haver sucesso na inovação do processo produtivo é preciso que o empreendedor analise o mercado previamente, buscando conhecer o método de trabalho dos seus concorrentes e assim consolidar suas ideias, realizar o planejamento estratégico, a aquisição de novos equipamentos e oferecer treinamento para os seus colabores. Entende-se que para ser eficiente em suas ideias, a organização precisa efetivamente utiliza-las todos os dias, pois assim conhecerá novos métodos que irão gerar o aperfeiçoamento de suas operações.

Diante do cenário competitivo existente nas organizações, a busca por melhorias nos processos produtivos torna-se um fator de extrema importância no que diz respeito a manter a empresa atuante no mercado e contribui na formação de sua imagem e credibilidade diante dos seus clientes, além de facilitar as possibilidades de parcerias com empresas do mesmo ramo de atuação em busca do seu crescimento.

Estudo de caso

Empresa do ramo de Higiene Oral, localizada em São Paulo, Brasil, atividade desenvolvida Comercio de Importação e Exportação de Produtos de Higiene Oral, produtos comercializados, escovas dentais e fio dental, a empresa trabalha com todo o desenvolvimento da arte e layout de seus produtos, porem a matéria prima das escovas é comprada fora do paíse à compra da matéria prima dos fios dentais se dá no Brasil. A empresa vem enfrentando uma grande dificuldade com os fios dentais tendo em vista a qualidade da matéria prima encontrada. A grande inovação que a empresa encontrou para se manter sólida no mercado e com produto de qualidade, foi abrir sua própria fabrica de fio dental, com maquinas tecnologicamente melhores que seus fornecedores. A empresa conseguiu obterqualidade no produto, produtividade, aumento participativo no mercado e passou a ser uma grande concorrente para os seus antigos fornecedores.

No caso acima a empresa não inovou o processo com um novo produto, ela observou com sua dificuldade de encontrar fornecedores qualificados a grande oportunidade de transformar o problema em um novo negócio, trazendo para dentro de casa a produção dos fios dentais.

Logo podemos observar que a inovação não se dá apenas com um novo produto e sim com a capacidade de inovarmos em tecnologias e mudanças significativas em nosso negócio para nos mantermos sobreviventes e grandes no mercado competitivo que vivemos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TROTT, Paul. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. Ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2012.

FINEP, Financiadora de estudos e projetos .Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. Ed. Rio de Janeiro: Editora DCOM/FINEP,1997.