Inovação no Mercado de Imagem e Estilo
Por Murilo da Costa Sabino | 13/12/2017 | EconomiaMayara Medeiros
Murilo Sabino
RESUMO
O presente artigo tem como intuito demonstrar mudanças que ocorrem no mercado de consultoria de imagem e estilo. A estrutura do artigo foi desenvolvida com base nas mudanças de mercado que fazem com que grandes empresas se reinventem para continuarem competitivas em seus segmentos. Aqui são apresentados fatores que influenciam diretamente no mercado de moda brasileiro e também a criatividade e inovação para recriar o serviço de consultoria de imagem e estilo.
INTRODUÇÃO
O mundo da moda abrange cada vez mais pessoas e a elitização se dissipa cada vez mais, configurando um cenário de transformação e flexibilidade que afetam as grandes produtoras e também aqueles que são dependentes deste mercado, quer seja por revenderem peças ou oferecem serviços especializados. As mudanças tecnológicas e de tendência possuem impacto direto sobre os cargos e responsabilidades dentro do mercado de trabalho, nascendo uma nova necessidade que se cria sobre os desejos das classes menos abrangidas.
Com as alterações nos perfis de consumo e com o poder de compra mais alto, os consumidores estão cada vez mais exigentes e, para alcança-los, é necessário um esforço ainda maior por parte das empresas que buscam atingir consumidores no mercado de varejo. Dessa forma, é importante que se pense em inovação e em modelos de empresas cada vez maispersonalizados, dando ao cliente a impressão de que aquele produto foi pensado somente para ele.
Quando trata-se em Moda de Varejo, pode-se pensar em empresas muito bem estabelecidas do segmento, que oferecem a seu público
– um tanto diverso
– um conceito de fast fashion, com grande variedade e rotatividade de itens,
porém, não existia ainda um mercado de fast fashion que se preocupa em fornecer não só o melhor produto possível por um preço razoável, mas sim uma consultoria que vá garantir que consumidor está adquirindo a melhor peça possível de acordo com seu estilo de vida e nível social.
A alternativa criativa que contorna a forma de pensar atual sobre os serviços de consultoria de imagem e estilo, busca oferecer um serviço de moda que seja acessível às classes C e D, mas que também preste consultoria para que esses consumidores tenham oportunidades de aprender quais as situações em que determinados tipos de vestuários se encaixam. Assim, é possível agregar maior valor as peças vendidas e garantir uma melhor experiência para o consumidor.