Inovação em Recursos Humanos: Folha de Ponto

Por Janaina Lima | 18/05/2015 | Adm

Faculdade Nossa Cidade

Administração

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Janaina Rodrigues Lima

Inovação em Recursos Humanos: Folha de Ponto

Com o passar do tempo, as organizações buscam estratégias para manter-se ativa no mercado, e obter uma boa colocação. Devido à concorrência ser grande a competitividade entre elas são acirradas, assim os administradores precisam de um planejamento estratégico para ampliar seus negócios e trazer mais lucros para a empresa. “O lucro é absolutamente indispensável para que a organização possa sobreviver, mas não se pode afirmar com precisão que todas as organizações têm em vista só esse objetivo” (LACOMBE E HEIBORN, 2008, p.23). Uma dessas estratégias é a inovação, no qual a empresa extrai ideias novas para melhorar algo existente ou criar algo novo, do mesmo segmento organizacional.

Inovar seus produtos ou serviços é um desafio que as empresas enfrentam para aumentar a quantidade de consumidores, participar de novos mercados, aumentar o faturamento e crescimento organizacional, buscando qualidade e perfeição em seus produtos. “Ter processos e estrutura adequadas para programar de forma sucedida os resultados internos e comercializar as inovações” (HITT; IRELAND E HOSKISSON, 2008, p.379). Essa estratégia é essencial para as empresas aprimorarem seus produtos e está atualizada no mercado. Sabemos que as organizações precisam fazer inovações interna para alcançar seus objetivos externos. Os funcionários são à base de um bom resultado organizacional, é necessário oferecer as ferramentas certas para cada individuo desenvolver suas funções adequadamente.

A empresa Collor Nails, tem um grande problema na folha de ponto de seus funcionários, as categorias são administrativas e horistas, sendo que o departamento de Recursos Humanos possui um sistema, que possibilita a visualização e alteração da folha de ponto de apenas os funcionários administrativos, e os horistas não participam desse sistema, porque não foi elaborado outro para atender essa categoria. “Para que a harmonia reine dentro das organizações, há alguns objetivos a serem alcançados tanto por partes das empresas como por parte dos indivíduos que trabalham nela”. (RIBEIRO, 2006).

Esse sistema pode alterar o horário de entrada e saída dos funcionários administrativos, como os horistas não participam desse projeto, isso acaba gerando conflitos, desmotivação e erros no pagamento dos colaboradores dentro da organização. A Collor Nails precisa inovar esse sistema, para que o departamento de Recursos Humanos tenha acesso à folha de ponto das duas categorias. Quando precisar fazer alguma alteração, o sistema terá essa opção para ambos, assim será mais fácil controlar e não gerará transtornos financeiros para os colaboradores da organização.

Administrativas

 

Horistas

 

Categoria

 

O sistema permanecerá o mesmo, apenas será modificado com a informação da folha de ponto das duas categorias e não apenas uma como era antes. Na tela inicial terá a seguinte informação:

Após escolher uma dessas opções, o analista de Recursos Humanos terá acesso à folha de ponto de qualquer um dos funcionários que fazem parte da categoria selecionada, dessa forma, poderá ser modificado e fazer alguns reajustes, para evitar erros de pagamento aos colaboradores. A empresa fazendo essa inovação no sistema evitará problemas e mostrará a eles que se preocupa com seus funcionários e quer oferecer o melhor para os mesmos. “As pessoas passam a maior parte do seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações” (CHIAVENATO, 2006, p.15). O desempenho dos colaboradores será melhor, trará motivação, e não se sentiram inferiores aos demais, mas iguais, independentes do cargo de cada um.

Antes das organizações pensarem em inovar seus produtos, precisam primeiramente melhor a situação de trabalho dos seus colaboradores, eles são responsáveis pelo o sucesso organizacional, buscando reconhecer e motiva-los conforme o desempenho de cada um em suas receptivas funções. “Procurar conhecer e medir a contribuição do empregado para os objetivos da empresa, procurar dimensionar os resultados de trabalho apresentados em função das responsabilidades do cargo” (LUCENA, 2010, p.142). As empresas que não se atualizam conforme a exigência do mercado acaba tendo um grande impacto nos lucros, isso influenciará na hora de honrar suas dividas, gerando demissões em grande massa, dependendo do porte da empresa. Para isso não acontecer uma estratégia precisa ser colocada em prática o mais rápido possível, assim evitará problemas extremos na trajetória empresarial.

Referências Bibliográficas

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas: São Paulo, Saraiva, 2006.

CHIAVENATO,Idalberto. Administração de recursos humanos: Fundamentos Básicos, 6° edição, Atlas, 2006.

LACOMBE, Francisco; HELILBORN, Gilberto. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo, Saraiva, 2008.

LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos: 1°edição, São Paulo, 2010.

HITT, Michael A.; IRELAND, R.Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica: Competitividade e Globalização; 2°edição, São Paulo, Cengage Learning, 2008.

Artigo completo: