Inocência
Por Josué Firmino dos Santos | 24/06/2011 | ReligiãoInocência
Que tal arregaçar as mangas e sermos voluntários nas urgências que Deus ainda não teve tempo de resolvê-las? Se Deus ainda tem poucos auxiliares, por que não nos juntarmos, em mutirões, aos Seus, e socorrermos os que estão envolvidos nas causas que estão ao nosso alcance? Não nos custa tanto imitarmos, em algo parecido, José do Egito, filho de Jacó, quando recolheu por sete anos de fartura a quantia de alimentos necessária para socorrer a nação por sete anos de seca. Vocês podem até dizer: há, mas José recebeu de Deus essa previsão, e eu lhes digo: se José fez isso por algo que ainda ia acontecer, por que nós não fazemos por algo que já está à nossa vista e ao nosso alcance? Há vários argumentos, como: é a vontade de Deus; ou: as coisas de Deus têm tempo certo para acontecer; ou: se este povo está assim é porque faz parte de alguma geração que no passado desagradou a Ele; ... Que tal experimentarmos se Ele, vendo o nosso ato solidário, aprova o nosso mutirão? Não nos acrescentam em nada nem nos amadurecem os argumentos cômodos tentando nos convencer de que se não fosse a vontade de Deus Ele próprio já teria intercedido; ou, com outro argumento cômodo, e "inocente" raciocínio como: mas com a nossa fé e nossas orações Deus vai resolver a dor e a miséria daqueles que estão nos recantos obscuros da vida. Olha, ter fé e dedicar-se a orações no sentido de transferirmos para Deus a resolução das coisas injustas que nos rodeiam, é carimbar certificado de inclusão nas legiões daqueles que irão para a esquerda do Rei que um dia disse: "afastem-se de mim, malditos. ... Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não foram me visitaram, ..." (Mt 25:41 ...), além de se excluírem do 2º mais importante mandamento: " ... Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos." (Mt 22:39,40).
Já que os nossos líderes mundiais, só são capazes de promover a morte, como na segunda guerra mundial, para matarem mais de quarenta milhões de anônimos, vamos nós, também anônimos, promover, talvez, o primeiro mutirão da vida, quem sabe, as nossas maiores ONUs também se envolverão. É hora de deixarmos de nos comportar como "sepulcros caiados" (Mt 23:27-30) "... ai de vocês, doutores da Lei e Fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas ..."
Um dia, alguém se achando descobridor da forma como foi projetado o homem, escreveu a teoria da evolução. Antecipou-se na conclusão porque apenas observou em alguns irracionais, alguns comportamentos semelhantes aos nossos. Não é condenável isso, pois o cérebro humano foi planejado para a aprendizagem e evolução; até nos ajuda a entender o dito: "feito à imagem e semelhança de Deus", pois algumas atitudes nossas são comuns às do Criador; entendendo que, assim como há uma grande diferença entre um cérebro irracional, se assim podemos chamar, e um cérebro racional, também há um infinito vácuo em distância entre a nossa inteligência e a do Criador; mas é certo que há algo em comum. Crendo assim, podemos ter a esperança de que Ele venha aprovar a nossa ação e, quem sabe, aceitar a antecipação da plenitude da Lei: ?... Pois toda Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo"? (Gl 5:14). Vejam em que se baseia esta utopia: quando, na libertação do Seu povo, conduzido pelo escolhido Líder Moisés, esse povo, depois de tantos anos caminhando o deserto, enfrentando: fome, sede, doenças e dores, perdas de parentes e filhos, perdiam a crença naquilo que dizia Moisés, e pediam, por desespero, socorro a um deus presente, Deus, por ciúme e sem querer lembrar que os fez dependentes de proteção e meio volúveis, se prontificava a destruí-los, mas, por várias vezes voltou atrás por influência de Moisés. Este é o ponto: voltar atrás. Vejam:
1-Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra eles, até consumi-los. E de você, eu farei uma grande nação". Então Moisés suplicou: "Senhor, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? Por que os Egípcios haveriam de dizer: ?Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra??" Desiste do incêndio da tua ira e volta atrás do castigo que pretendias impor ao teu povo. Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Jacó, aos quais juraste por ti mesmo, dizendo: ?Eu multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda a terra que lhes prometi, eu a darei ao filhos de vocês, para que a possuam para sempre? ". então o Senhor se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo. (Ex 32:7-14).
2- "O povo começou a queixar-se a Deus de suas desgraças. Ao ouvir a queixa, a ira dele se inflamou, e o fogo do Senhor começou a devorar uma extremidade do acampamento. O povo gritou a Moisés. Este intercedeu junto a Deus em favor deles, e o incêndio se apagou. ...(Nm 11:1-3)
3- "... Diante da reclamação do povo, Moisés ficou desgostoso e disse: ?por que tratas tão mal o teu servo? Por que goso tão pouco do teu favor, a ponto de me impores o peso de todo este povo? Por acaso, fui eu que concebi ou dei à luz este povo, para que me digas: tome este povo nos braços, ... O Senhor disse: "Reúna setenta anciãos de Israel, ... Separarei uma parte do espírito que você possui para eles, a fim de que repartam com você o peso do povo, ... (Nm 11:4-35).
4- Maria e Aarão falam contra Moisés, por causa da mulher cuchita que havia tomado como esposa. ... De repente Deus disse a Moisés, a Aarão e Maria: "Vão os três para a tenda da reunião" ... disse: "Ouçam o que eu vou lhes dizer: quando entre vocês há um profeta, eu me apresento a ele em visão e falo com ele em sonhos. Não acontece assim com o meu servo Moisés, que é homem de confiança em toda a minha casa: com ele eu falo face a face, às claras e sem enigmas; e ele vê a figura do Senhor. Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés"? E a ira dele se inflamou contra eles e se retirou. ... Moisés suplicou ao Senhor: ?Por favor, concede-lhe a cura?! e Deus disse a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido na cara, ela ficaria difamada por sete dias. Pois então, ..." (Nm 12:1-16).
5- ... O povo murmurava contra Moisés e Aarão, e toda a comunidade dizia: "Seria melhor se tivéssemos morrido na terra do Egito! É melhor morrer no deserto! Por que o Senhor nos trouxe a esta terra? Para morrermos pela espada e para que nossas mulheres e crianças, se tornem escravas? Não seria melhor voltar para o Egito"? E diziam: "Vamos escolher um chefe e voltar para o Egito". Diante disso, Deus disse a Moisés: "... Vou feri-lo com peste e deserdá-lo. ... Moisés respondeu ao Senhor: "Os Egípcios sabem que foste tu que tiraste este povo do meio deles com grande poder, ... Se agora fazeis este povo perecer, como se fosse um só homem, as nações ouvirão a notícia e dirão: O Senhor não conseguiu levar esse povo à terra que havia prometido para eles; por isso o matou no deserto. ..." E o Senhor disse: "Eu perdôo o povo, conforme você está me pedindo. ...". (Nm 14:11-35).
Então, vamos eleger um líder e agirmos à conduta de Moisés? Quem sabe, diante da nossa atitude Ele pense em REVER os Seus PLANOS e PROJETOS. E, tenham certeza de que, não vai ser agindo assim que iremos ouvir Dele: "Que me interessa a quantidade de seus sacrifícios? Estou farto dos holocaustos de ... não gosto ... Parem de trazer ofertas inúteis. O incenso é coisa nojenta para mim; luas novas, sábados, assembléias ... não suporto injustiça junto com solenidades ... para mim se tornaram um peso que eu não suporto mais. Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações, eu não escutarei. As mãos de vocês estão cheias de sangue, ... aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorram o oprimido, ... Então venham e discutiremos, ...(Is 1:11-20). E assim, quem sabe, caímos na Sua Graça e, como aquele anônimo, à época de Cristo: João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não anda conosco". Jesus lhe disse: "não lhe proíbam. Pois, quem não está contra vocês, está a favor de vocês" (Lc 9:49,50); repito: quem sabe, também nós, possamos fazer milagres.