Indústria Da Indenização Na Justiça Do Trabalho
Por Valdinei Pereira Garcia | 24/01/2008 | DireitoDados sobre o autor:
Nome completo; VALDINEI PEREIRA GARCIA
Profissão e qualificações; AUDITOR/PROFESSOR
Cidade de domicílio;SÃO PAULO
Endereço Eletronico: hatasagarcia2yahoo.com.br
Dados sobre o texto:
Título;Indústria da Indenização na Justiça do Trabalho
Ramo do direito: Trabalho
Texto elaborado em agosto de 2007
UMA NOVA INDÚSTRIA BRASILEIRA
Indústria da Indenização na Justiça do Trabalho
Em um pais com economia estável como o Brasil vive nos dias de hoje, com sua indústria a todo vapor, importaçõese exportações batendo recordes um acima do outro, como uma moeda forte, milhares de vagas criadas com carteira assinada, vem surgindo uma outra industria "á industria da indenização" como se fosse uma loteria onde só se ganha, onde o jogador "Reclamante" nunca perde.
A Justiça Brasileira sempre foi conhecida por sua morosidade, pelos seus anos e anos para decidir sobre um determinado processo. Mas isso não é o que acontece na Justiça do Trabalho, onde os processos são sempre julgados a toque de caixa, claro levando sempre dando causa ao Reclamante.
Na hora que um "trabalhador" entra com uma reclamação trabalhista perante uma das varas da justiça do trabalho ele sempre é orientado por "advogado" que ganhará a ação sem sobras de duvidas, pois a justiça do trabalho é sempre á favor do trabalhador. Ora justiça tem como fundamento igualdade, nenhuma das partesserá tida ou presumida como parte mais forte ou mais fraca, claro que isso não é levado em conta na justiça do trabalho, onde sempre é tido o trabalhador como parte mais fraca, e que esta parte deve ser sempre protegida.
Se em uma justiça uma das partes é claramente declarada protegida, como podemos entender isso como justiça, cadê a tal igualdade, meramente não podemos admitir que justiça só é feita quando se protege a parte mais fraca.
Temos inúmeras definições de justiça uma delas "justiça, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio)". O conceito de "Igualdade" é a inexistência de diferenças entre dois elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, idéias, conceitos ou quaisquer coisas que se comparem". Especificamente em Política, o conceito de Igualdade descreve a ausência de diferenças de direitos e deveres entre os membros de uma sociedade.
Em uma justiça onde existe Magistrados querendo fazer Politica Pública e Social em suas sentenças, como acontece com um grupo de magistrados da justiça do trabalho da 15ª Região, onde estão sentenciando empresas geradoras de riquesas para que o pais cresça, estes Magistrados estão querendo fazer as vezes do poder executivo, sentenciando a "parte" mais forte a pagar a parte mais fraca, indenizações acima do proprio pedido do reclamante, que justiça é essa se não a justiça alienigina . Magistrados não podem de maneira nenhuma querer fazer justiça sem dar justiça emsuas sentenças.
Nesta Industria da Indenização existe até profissional , individuo que vive exclusivamente de reclamações trabalhistas, por saber que a justiça do trabalho tem o trabalhador como elo fraco e tem que ser protegido. Na justiça do trabalho existe caso de reclamações trabalhista de apenas um dia de trabalho , um único dia trabalhado.
A justiça do trabalho deve ser submetida imediatamente a uma reformulação de ideais, de principios , acompnhando as mudanças que o planeta passa, não podemos deixar que esta industria venha a prevalecer, temos que reformular a justiça do trabalho para que a mesma possa ser de fato Justiça.
Referencias :
Reportagem da Revista Exame ,publicada em23/08/07Matéria titulo "O juiz Robin Hood"