INDISCIPLINAS NAS SERIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por Euzinete Alves da Silva | 17/01/2017 | Educação

Da SILVA, EuzineteAlves

alveseuzinete@hotmail.com 

 

RESUMO

 

Otrabalho visa às causas das indisciplinas nas series iniciais, como professoreslidam com essas problemáticas e o papel da família no contexto do aluno, ondecada vez mais as pessoas se encontram ocupadas não dando a devida atenção aosfilhos e não ensinando valores que deveriam vir da família. Através da pesquisaserá possível verificar as causas da indisciplina e por que a mesma ocorre. Otrabalho teve como objetivo apontar soluções para esses problemas enfrentadosno cotidiano do professor, pois através do mesmo foi possível compreender porque muitos alunos agem de forma indisciplinada, alguns com violência, outrospor não sesentirem valorizados em sala de aula, e ainda por apresentaremproblemas em casa e/ou por se tratar dos conteúdos abordados em sala de aula,por ser considerado pela maioria assuntos sem relevância. A metodologiasobreposta para a construção desta pesquisa teve como base busca em sites erevistas eletrônicas a bibliografia de diversos autores a respeito daspossíveis causas da indisciplina e soluções para as mesmas. Através da pesquisaelaborada verifica-se as causas da indisciplina, aprofundar mais o conhecimentosobre assunto e tirar conclusões e apresentar formas que amenizem aindisciplina, facilitando a aprendizagem. 

Palavras- Chave:Indisciplina. Aluno. Professor. Família. 

 

INTRODUÇÃO 

 

De um modo geral sempre ocorreram dificuldades em salade aula devido a problemas de indisciplina, algo muito comum, e que tododocente enfrenta em sala de aula. 

Uma das grandes causas de dificuldades citadas pormuitos professores nas escolas vem ocorrendo devido à falta de disciplina nosalunos, pois uma tarefa que deveria ser dos pais acaba sendo transferida paraescola, iniciando assim um conflito entre professor e aluno. 

De uma forma tradicional, muito usada no passado, umasdas características das aulas, eram crianças extremante comportadas, ondeprofessores passavam conteúdos aos alunos transformando-os em meros receptores,pois os mesmos temiam represálias, uma vez que os castigos eram severos. Mascomo obediência e bom comportamento significa aprendizagem, com o passar dosanos começou a se pensar em uma educação transformadora, onde esses alunosrecebiam maior autonomia, tornando-se cidadãos críticos. 

Hoje tem se tornado mais difícil ensinar, e um dosprincipais motivos é o comportamento do aluno, pois a realidade de hoje écompletamente diferente da vivida no passado. O ambiente em que esse aluno estáinserido influencia muito em seu comportamento, tanto dentro como fora da salade aula.

 

Muitos professorespossuem dificuldades em lidar com o problema, pois estão preparados paraenfrentar de forma coerente essa problemática, muitos dos professores de hojeforam alunos em tempos em que ainda existia ditadura, ou mesmo depois de teracabado, ainda se predominava certos costumes da mesma, onde a forma de lidarcom os alunos era outra, mas em tempos diferentes com um avanço tecnológicocada vez maior, com a mídia presente na vida de tantas pessoas e em um paísdemocrático, é certo de a que visão de algumas pessoas tende a mudar. 

A formação dos professores hoje se encontra em grandemudança, o que era ensinado no passado, mudou completamente hoje, e essasdivergências de ideias acabam entrando em choque com os novos profissionais,pois esses possuem uma visão diferente. Porém essa visão pode ser mudada atravésde cursos, formação continuada, pesquisa dos alunos inseridos no contextoescolar ou até mesmo uma vigilância do bom senso, pois não são fácildisciplinar alunos indisciplinados. O clima em sala de aula deve ser o maissatisfatório possível, devendo haver tolerância em todas as partes,principalmente entre aluno e professor, possibilitando um melhor convívio,facilitando a aprendizagem. 

Lidar com alunos indisciplinados nos dias atuais, ondepais trabalham fora, não tendo tempo para os filhos, onde os mesmos ficam acuidados de outras pessoas, onde existe grande influência da mídia, exige muitocuidado e atenção redobrada. É nessa perspectiva que os professores devemabordar essas problemáticas para trabalhar com esses conflitos de forma clara eeficiente, visando o bem estar físico e social do aluno. 

Esse trabalho tem como objetivo compreender melhor asproblemáticas da indisciplina e suas causas, possibilidades de mudança nãosomente por parte do aluno, mas também do professor, fazendo com que o mesmobusque a compreensão dessas desse tipo de comportamento na escola. 

O trabalho foi de extrema importância para futuraatuação docente, pois através dos dados construído, foi possível não somenteconstatar os motivos que leva um aluno ao extremo da indisciplina como tambémrever conceitos que antes eram aplicados de forma antiquada. Uma escola quepossibilita uma melhor aprendizagem aos alunos, que consegue gerenciarconflitos em sala de aula, não são as melhores escolas em termos financeiros,ou a escola perfeita, mas é aquela que se diferencia por tratar de assuntosdelicados sendo eles de qualquer natureza,nesse caso os relacionados àindisciplina com real interesse, tratando esse aluno indisciplinado com um serhumano, lidando com essas problemáticas de forma a se preocupar com o bem estardo mesmo.

Artigo completo: