Indisciplina: um grande desafio no cotidiano escolar.

Por LOURIVAL SOARES LIMA | 18/05/2012 | Educação

INDISCIPLINA

 

UM GRANDE DESAFIO NO COTIDIANO ESCOLAR.

 

 

     Durante toda a minha vida acadêmica, pude perceber que são muitas as queixas de indisciplina na escola, seja ela pública ou privada. Vários teóricos nos alertam:

    A indisciplina cresce constantemente por ser um produto da própria sociedade, na qual não esta sendo respeitado os valores humanos. Bem como respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a família e diversos outros.

  Começo este artigo fazendo um questionamento. O que é indisciplina na escola?

    Bem, a indisciplina é percebida de maneira diferente pelos alunos e professores; um ato indisciplinar para um professor, pode não ser para outro professor; portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola, outros acham que são fatores que envolvem a conduta do professor, sua prática pedagógica e até mesmo práticas da própria escola que podem ser excludentes e etc. Entre os alunos a percepção sobre a indisciplina, também é contraditória, pois, a indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser permeado por um currículo oculto; entre outros exemplos, recebe sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.

Oque pensam os pais?

- Existem pais, que por manter seus filhos na Escola, acham
que a escola por si só irá resolver toda a problemática da educação dos alunos ( TIBA, 1996).
Os pais e a escola precisam terem princípios próximos: para o benefício da criança, do adolescente e do jovem. Não podemos perdermos de vista que a indisciplina não revertida , tornará ato de violência. Mas como se resolve a indiciplina na escola?

Para o prof. WERNECK, Primeiro é preciso pensar o que é indisciplina? Não devemos focar a indisciplina só na questão do aluno. O problema da indisciplina tem que ser pensado pelo coletivo da escola ( educadores, pais e educandos). O maior equivoco da escola é não discutir, por que a indisciplina está acontecendo, e quais são os autores envolvidos nesta situação. Tanto o professor como o aluno devem estabelecer um dialogo, para tentar entender o porque o aluno está se comportando dessa maneira .

     Existem muitas maneira de combater a indisciplina na escola, e uma delas é que se você tiver que repreender um aluno chame o a parte, converse com ele fora dos olhares dos outros, repreende-lo com voz segura, voz calma, sem que os outros percebam.
se o olhar basta, não é necessário falar, se falar basta. não é preciso gritar, gritar nunca. A melhor maneira de repreender um aluno é no silencio da coordenação, na intimidade da coordenação, e fora do local onde o problema ocorreu, em que você mostra pra ele que você percebeu o erro cometido, que isso precisa ser corrigido, que ele errou e ele precisa corrigir-se e que isso não deve mais ser repetido
.

   A educação é forte , se ela não existe a criança chega por assim dizer anárquica na sala de aula, educada por quem? pela pessoa a qual mais conviveu, podendo ser a avó, a funcionária domestica, o aparelho de televisão? Tem muitas famílias que terceirizam a educação dos filhos para a televisão. Imaginem uma criança que chega a escola ao seis anos, ela consegue saber perfeitamente o que é um sacarsmo, pois já assistiu muito mais de cinco mil horas de televisão, assistiu muitos filminhos do Pica Pau. O Pica Pau só faz maldade, o que ela aprendeu fazer? Fazer maldade. A escola precisa intervir e mostrar o erro.

 Objetivo da criança é ser como as pessoas que ela tanto adimira. os pais, professores, avôs e os ídolos funcionam como modelos a ser “incorporados”.”( TIBA, 2006 )

    A escola precisa atuar na formação de coração, corpo e mente. Essa é mais uma ação compartilhada entre os pais e a escola. A escola que não mostrar para os jovem que é necessário a disciplina, hierarquia, cumprimento das leis, pontualidade, conhecimento e bons modos, está enganado os jovens sobre a modernidade, pois não é isso que ele vai encontrar quando quiser um bom emprego. As boas empresas exigem tudo isso. A escola deve mostrar a disciplina, como um dos pilares para a realização pessoal e profissional.

 

VILA RICA - MT

 LOURIVAL SOARES LIMA