Inclusão: possibilidades e necessidades

Por Juceli Rita Panaceski | 17/05/2015 | Educação

INTRODUÇÃO

A instituição Centro de Ensino Especial despertar oferece atendimento na área educacional nos diferentes segmentos:

Ensino Fundamental;

Educação de Jovens e Adultos (EJA);

Iniciação Profissional;

Qualificação e colocação no mercado de trabalho.

Na reabilitação oferece atendimento como os profissionais:

Fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, pedagogo e odontólogo.

 O atendimento é feito das 7:00 as 1:00 para a educação Infantil e das 13:00 para EJA. A clientela da escola passa inicialmente por uma triagem através de uma equipe técnico-pedagógica individual fechando os laudos de forma interdisciplinar, buscando a prática máxima de profissionalismo e competência. O prédio desta possui:

1 sala de fisioterapia;

4 salas de aula; 1 sala de informática;

1 banheiro para funcionários;

1 secretaria;

2 banheiros adaptadas para as necessidades dos educandos;

Almoxarifado; depósito; lavanderia; espaço para horta;

Cozinha; refeitório e dispensa. As carteiras das salas são adaptadas quando necessário para a circulação e mobilização dos alunos em ambientes com eliminação de barreiras arquitetônicas.

A gestão escolar é bastante entrosada com os profissionais que trabalham com as crianças, buscando atendê-los em suas necessidades e orientá-los no fazer pedagógico. Em todos os momentos os professores acompanham os educandos seja em atividades dirigidas, físicas ou na alimentação.

O currículo escolhido pela escola está de acordo com a LDB 9394/96 na modalidade Educação Especial. O planejamento das atividades escolares é realizado em encontros semanais com a gestora, priorizando as especificidades de cada aluno, pois se trata de turmas onde estudam crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. A avaliação é também individual e contínua relatada em documentação própria e se dá em duas dimensões:

° Processo ensino-aprendizagem: através de registros e anotações contínuas sobre o desempenho, ritmo de aprendizagem e dificuldades doa alunos para compor uma coleta de dados nas manifestações das condutas, cognitiva, afetiva, psicomotora, visando proporcionar um melhor redimensionamento no processo educativo dos mesmos.

° Processo de execução: ao ingressar na escola, o aluno será avaliado através de uma ficha informal a nível psicopedagógico com o objetivo de obter dados do seu nível de desenvolvimento psicossocial, que se dará através do acompanhamento do desempenho na construção do conhecimento, criatividade, compromisso, assiduidade bem como da participação da família no decorrer do processo de aprendizagem educacional do aluno. Será feita feito acompanhamento através da progressão continuada, qualitativa e quantitativa, onde não haverá repetência durante o ciclo. Caso o educando não consiga adquirir as competências e habilidades necessárias a sua formação, poderá permanecer por mais um ano e no máximo dois anos que serão computados nas observações da carga horária a ser cumprida pelo aluno.

Artigo completo: