Inbound Marketing e o Marketing de Empuxo

Por Diego Magalhães Menezes | 25/01/2016 | Adm

 

INTRODUÇÃO – O que é Marketing de Empuxo?

Já faz algum tempo que se fala do Inbound Marketing e seu papel fundamental nas estratégias e campanhas de Marketing Digital utilizadas já em escala pelas empresas , mas você conhece o Marketing de Empuxo?

Inbound Marketing, ou ainda Marketing de Atração é o tipo de marketing que tem como objetivo ganhar o interesse do público com conteúdos de qualidade, ou seja, conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público-alvo. O conteúdo certo, para o público certo e no momento mais apropriado.

Em contraste, o Outbound Marketing, ou também Marketing Tradicional é o marketing feito com o objetivo de “empurrar” produtos indiscriminadamente, sem saber ou entender qual a real necessidade ou desejo do seu cliente. Um bom exemplo pra ilustrar o conceito de Outbound é o do antigo vendedor de enciclopédia que batia de porta em porta, de casa em casa oferecendo seu produto para o maior número de pessoas possível, sem distinção.

As vantagens do Inbound sobre o Outbound já são bem conhecidas e difundidas no mercado. Custo de marketing muito menor (Imaginem o gasto de transporte e sola de sapato de um vendedor de enciclopédias), maior Retorno sobre o Investimento, base mais qualificada de prospects e  portanto, maior potencial de fechamento de negócios são apenas algumas  que podemos citar.

Para entender o conceito de Marketing de Empuxo pense  por um instante no momento em que você sobe em uma bicicleta e dá a primeira pedalada. Já reparou que a primeira pedalada é sempre a mais difícil? Já reparou também que conforme você vai dando as próximas pedaladas elas  vão se tornando muito mais leves?

Pois é, o conceito de Marketing de Empuxo funciona da mesma forma, para  você conseguir seus  primeiros fãs, seguidores, curtidas, compartilhamentos, links  etc.,  é necessário um esforço inicial muito grande, mas o incrível é que ao longo do tempo, conforme seu site vai adquirindo autoridade, conquistando awareness, construindo links e se tornando referência no seu nicho de mercado a roda começa a girar sozinha e o mesmo nível de esforço da primeira pedalada gera uma potência cada vez maior fazendo com que a roda gire cada vez mais rápido.

Como funciona o Marketing de Empuxo?

Ok, mas então como fazer a roda girar?

Algumas etapas são essenciais para investir com sucesso em Marketing de Empuxo, abaixo separamos 3 passos para que você reflita se esse é o momento certo de começar a investir.

  •  Sua empresa está disposta a investir mais e também no longo prazo?

Um ótimo exemplo pra ilustrar um pouco mais e demonstrar o conceito de Marketing de Empuxo são as estratégias de SEO versus de mídia paga. Conquistar um bom posicionamento orgânico leva tempo e requer investimento sim, principalmente se levarmos em conta a forte concorrência. Conquistar relevância orgânica, construir autoridade da página do seu domínio, pôr em prática suas estratégias de linkbuilding e se tornar referência é trabalhoso e requer um investimento de médio a longo prazo. Porém, uma vez conquistado seu lugar ao sol, o trabalho fica cada vez mais fácil e aquelas empresas que fizeram o dever de casa e apostaram em estratégias sustentáveis de médio e longo-prazo despontam cada vez mais na frente daquelas que só pensam em resultados de curto-prazo.

  • Sua empresa estimula a inovação e aceita o fracasso?

Esse é um passo essencial e uma reflexão necessária para todas as empresas que pensam em investir em Marketing de Empuxo.

Num mercado de constante mudança e acirrada concorrência, as organizações exigem dos seus líderes decisões cada vez mais assertivas e rápidas. Porém em estratégias de médio e longo-prazo os resultados podem demorar um pouco mais de tempo que o esperado.

Quando falamos em investimentos e orçamentos de mídia e custo de campanhas o mais racional a se fazer é que aquilo que não dê resultado imediato ou direto seja descartado e reutilizado em campanhas comprovadamente mais eficazes. O problema é que essa urgência do mercado apesar de compreensível pode muitas vezes acabar com campanhas  de sucesso.

Empreender, inovar, testar conteúdos novos e canais diferentes é necessário. Se você quer entregar valor ao seu cliente você precisa perseverar, insistir, e errar infelizmente faz parte desse processo de descoberta do quê entrega mais valor ao seu cliente.

  • Procure o conceito de Empuxo em tudo.

Como dissemos antes quando falamos de SEO, podemos ver claramente o conceito de Marketing de Empuxo se compararmos mídia orgânica com mídia paga. Só que parando pra analisar com um outro viés, podemos encontrar o conceito de Empuxo em mídias pagas também. Pense no quality score no Google Adwords. Quanto maior o CTR (Click Through Rate) das suas campanhas, mais conhecida é sua marca e mais cliques seus anúncios recebem, então cada vez mais pessoas  são impactadas pela sua marca e mais experiências positivas elas recebem, e assim portanto, passam por todo o seu funil de conversão o que acaba proporcionando um custo de aquisição cada vez menor e cada vez mais cliques. Ou seja, menor esforço, menor custo e um impacto cada vez maior. Olha nossa bicicletinha aí!

Precisamos  enxergar o conceito de Empuxo em tudo, buscá-lo sempre e em todos os níveis da organização para que possamos atrair, conquistar, reter, encantar e principalmente conhecer a fundo nosso clientes e assim desenvolver uma relação onde oferecemos conteúdo relevante e nos tornamos referência no que é mais importante para o nosso cliente seja ele qual for.