Importância da TPOA para as Ciências Agrárias, em especial para a Zootecnia

Por Alberto Jefferson da Silva Macêdo | 04/03/2017 | Resumos

 

     De acordo com relatos históricos, o homem durante sua evolução sempre buscou aperfeiçoar e desenvolver novas formas e procedimentos que lhe garantissem a sobrevivência desde o ponto de vista de caçar, como pelo fato de cultivar a terra e criar animais, fatos esses que ocorreram em diferentes períodos da história. Mas sabe-se que nos dias de hoje os alimentos são compostos por vários nutrientes e outros compostos químicos que na presença de temperatura ou ambiente inadequado podem ocorrer a ativação de microrganismos deletérios que consomem nutrientes presentes no alimento para se desenvolverem causando sérios danos à saúde humana, ocorrendo a putrefação dos alimentos, como também através de estudos descobriu-se que nem todos os microrganismos são deletérios e outros tipos servem para conservar ou produzir uma nova forma do alimento como exemplo: as bebidas lácteas fermentadas e o queijo.

     Desde os tempos pré-históricos o homem vem aperfeiçoando suas técnicas de conservar alimentos como exemplo a banha de porco o uso de mel, uso do sal e também descobrindo novas fontes de alimentos. Do ponto de vista social, econômico e sanitário a segurança alimentar é essencial para o desenvolvimento de uma pessoa ou de uma cidade ou uma nação, com isso a sociedade percebeu a necessidade de incentivar estudos que descobrissem o que ocorrem com os alimentos quando se estragam ou para desenvolver procedimentos para conserva-los ou técnicas de processamentos que viabilizassem o consumo de produtos que in natura são se consomem, como já ocorre na atualidade. A saúde é um dos benefícios mais importantes que uma pessoa pode possuir, sendo necessário para mantê-la um conjunto de fatores benéficos dentre eles ter uma boa alimentação, livre de doenças, microrganismos ou sustâncias químicas indesejáveis.

     A Ciência Alimentar é uma área do conhecimento que estuda os alimentos, desde o ponto de vista físico, químico e biológico onde a pesquisa é o ponto chave para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias. Dessa forma a Tecnologia Alimentar é essencial para o adequado desenvolvimento do ser humano através de técnicas de processamento dos alimentos, métodos de conservação, métodos de preservação e transporte, garantido alimentos de qualidade e para a área das Ciências Agrárias tem grande importância, pois capacitam profissionais peritos no assunto, sempre buscando a solução de problemas e criação de novas formas de produzir e conservar alimentos de forma nutritiva e saudável. Em especial a Tecnologia Alimentar é uma área de atuação que merece destaque para a profissão de Zootecnista onde este profissional deve ser um perito no assunto, para atuar na cadeia produtiva de produtos de origem animal e seus derivados, desenvolvendo pesquisas que melhorem as técnicas de criação, transporte, manipulação e abate, visando o bem-estar animal e o desenvolvimento de produtos de origem animal, buscando qualidade, segurança alimentar e economia. Como também assessorar programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, públicos e privados, visando à segurança alimentar humana.