Implementação de Programas de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
Por Joao Lucas | 17/12/2024 | AdmImplementação de Programas de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.
Implementar programas de saúde mental e física no ambiente de trabalho, é um tema que vem ganhando grande repercussão, não somente pela saúde de seus colaboradores, mas pela formação da cultura de instituição em agregar, recompensar e reter os talentos dentro da própria instituição.
Diante dos grandes aumentos de tarefas, demandas urgentes e problemas no meio corporativo, afetando significativo aumento da ansiedade. A grande facilidade dos funcionários adquirirem a síndrome de burnout, torna-se essencial o implementação de programas que visam não somente as metas organizacionais estipuladas, trazendo a ``tona´´ o recurso de maior relevância das organizacionais as pessoas.
Necessidade de implementação de programas:
ü Compreender as necessidades especifica dos funcionários: ressaltando que a cultura de receber feedbacks de lideres setoriais e desenvolver a comunicação ascendente na organização, em prol os funcionários sugerir programas e ações que visem atingir a necessidades de 90% dos funcionários vinculados a empresa.
ü Oferecer pesquisas de climas organizacionais: guiada pelo setor de Rh ou alguma área administrativa responsável pelo os colaboradores que possa direcionar dos demais colaboradores da importância em virtude para futuros programas ofertados pela instituição.
ü Planejar e orientação dos lideres setores: Estabelecer a comunicação assertiva e escuta ativa vai muito além de delegar e orientar nas demandas do dia-a-dia, a formar de percepção de cada individuo sobre o lugar que ocupa e como sua presença é de extrema importância dentro da organização, colabora para o sentimento de pertencimento, prezando pelo cumprimento de prazos e formas mais equilibradas de desenvolver, em prol resolução de demandas futuras com maior empatia e tranquilidade.
Desenvolvimentos de ações:
ü Parcerias com instituições que ofereça laser: parcerias com clínicas de fisioterapias; clubes com espaço aberto para conhecimento e comunicação; promover dias de esportes com datas semanais, ações visa a descompressão dos funcionários onde poderão relaxar, aproveitar com suas famílias e colegas de trabalhos.
ü Oferecer treinamentos e workshops: Ofertas dias de workshops com temos específicos sobre saúde mental, Práticas recomendas para exercícios físicos e outros temas vinculados as necessidades trazidas pelo próprios funcionários.
ü Apoio psicológico: ofertar e disponibilizar dias de atendimentos com profissionais de psicoterapias e coaching, que funcione tanto online quanto dias estipulados para atendimentos presenciais.
Por isso todos esse processos de implementar programas que visem a saúde mental, emocional e física desses funcionários vem ganhando grande importância no meio corporativo.
· REFERÊNCIAS:
· Programas de Saúde Mental no Trabalho: Como Implementar:
Programas de Saúde Mental no Trabalho: Como Implementar - Espaço Prana Spa
· Saúde mental no ambiente de trabalho: Estratégias para empresas:
Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Estratégias para Empresas | CIEE/SC
.
· Oliveira, L. O.; Oliveira, S. M. K. A síndrome de burnout nas organizações. Maiêutica-Estudos Contemporâneos em Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GESTAO_EaD/article/view/1589. Acesso em: 21 out. 2024.
· FONSECA, Aline. A importância do psicólogo no ambiente organizacional. 2021. Disponível em: https://sindilurb.com.br/a-importancia-do-psicologo-no-ambiente-organizacional. Acesso em: 10 nov. 2023