IMPACTO AMBIENTAL DA DEGRADAÇÃO DOS SOLOS PROVOCADO PELA EXTRACÇÃO DO RUBY...

Por Alfredo Bartolomeu | 21/10/2016 | Ambiental

IMPACTO AMBIENTAL DA DEGRADAÇÃO DOS SOLOS PROVOCADO PELA EXTRACÇÃO DO RUBY: CASO DA MINA DE RUBY NO POSTO ADMINISTRATIVO DE NAMANHUMBIRE EM MONTEPUEZ, EM MOÇAMBIQUE

Resumo

O presente artigo aborda sobre os Impacto Ambiental da Degradação dos Solos provocado pela extracção do Ruby: Caso da Mina de Ruby no Posto Administrativo de Namanhumbire em Montepuez, que tem como objectivo analisar o impacto ambiental da degradação do recurso solo provocada pela extracção do Ruby no posto administrativo de Namanhumbire, usando a plataforma ou o software Quantum, para servir de ferramenta na produção de mapas de solos, a pesquisa realizada é do tipo empírica e descritiva, com a utilização de trabalhos já elaborados ou bibliografias existentes e descrições dos aspectos naturais da área de estudo e o tipo de solos existentes mas baseada pelo método bibliográfico, os tipos de sobsolos de Namanhumbire são solos arenosos castanho acinzentados, solos liticos, solos vermelhos de textura média e solos argilosos vermelhos e solos argilosos vermelhos óxicos e são estes solos que possuem o importante minério de ruby, eis a degradação do solo no posto de Namanhumbire que tem levado a situações muito complicadas no que tange a agricultura pois nas áreas por onde era praticada já não se adequa, a degradação ambiental é devida a vários factores como os seguintes: empobressimento do solo e da vegetação pois ha muito corte de plantas nativas e destruição do próprio solo, e pode – se destacar também a constante contaminação de recurso hídricos e do solo.

1.      Introdução

Os problemas ambientais relacionados com o recurso solo, têm aumentado nos últimos tempos devido as descobertas de locais com recursos minerais, recursos estes que nalgumas vezes as suas descobertas e a exploração nao tem obedecido criterios aceitáveis no estudo de impactos ambientais com o recurso solo. 

A realização desta pesquisa foi motivada pela observação de actividade mineradora em Namanhumbire e da constatação das alteracões no relevo e do solo que esta actividade vem provocando, a partir da extracção de ruby formal e informal. 

Este artigo foi realizado com base na pesquisa bibliográfica, configurando – se em um estudo preliminar teórico e concentual do assunto no qual se buscou conhecer a actividade de mineração como um processo e os impactos ambientais dele decorrentes. Considerando a observação da actual situação ambiental da área e principalmente com a verificação do desgaste do solo do local pela actividade mineradora, dai que, iniciou-se o estudo bibliográfico no sentido de estabelecer uma compreensão mais fundamentada sobre o tema. 

Os impactos ambientais negativos decorrentes da extracção do precioso mineral seriam: escassez de reservas de águas superficiais, alto indice de incidências pneumotias, desvalorização e limitação do uso do solo das áreas urbanas. 

Todos os impactos mencionados anteriormente e outros podem ter efeitos danosos no equilíbrio dos ecossistemas, tais como, a redução ou destruição de habitat, morte de espécies, movimentação da biota entre outros. 

Em relação ao meio antrópico, a mineração pode causar não apenas o desconforto ambiental, mas também impactos a saúde causados pela poluição sonora, do ar, de água e do solo MECHI & SANCHES (2010:210). A explosão mineral é tida como uma das actividades mais degradantes ao meio ambiente, considerando os diverso impactos que gera a degradação do solo, inclusive as populações que habitam entorno dos projectos minerários. 

O solo é um dos elementos naturais mais degradados pela mineração, num curto espaço e de tempo. Tanto a mineração a céu aberto requer grandes locais para o lancamento de rejeitos que não servem para a actividade. Em Namanhumbire é notório o lançamento de rejeitos em locais que de alguma forma podiam ser aproveitados para vários actividades, como o caso da actividade agricola. 

No caso de Namanhumbire a exploração do ruby é verdade, mas no que diz respeito a implementação do desenvolvimento sustentável é um desafio, uma vez que são retirados recursos sustentáveis e eles não se renovam. E percebendo que o SIG como ciência da interpretação dos espaços e independentemente da área a aplicar, infere-se que esta ciência tem muito a contribuir na investigação da temática em questão. 

Nesse estudo incial buscou-se então, apresentar as bases conceituais relacionadas à exploração mineral e também uma breve caracterização do desenvolvimento da actividade na área de estudo. 

Este artigo teve como objectivo analisar o impacto ambiental da degradação do recurso solo provocada pela extracção do Ruby no posto administrativo de Namanhumbire, usando a plataforma ou o software Quantum, para servir de ferramenta na produção de mapas de solos.

1.1. Objecto da Pesquisa

1.1.1        Caracterização da Área

1.1.1.1. Localização da área do estudo

A área de estudo abrange o distrito de Montepuez, localizado na província de Cabo Delgado, que é um polo produtor naturalmente de recursos minerais na região norte, concentrando o maior  número de jazidas diferentes desde gás, carvão, ouro e pedras preciosas. 

O distrito de Montepuez é o segundo maior centro urbano de Cabo Delgado, ocupando extremo sul da província, entre os distritos de Ancuabe, Balama, Namuno, etc. E o posto Administrativo de Namanhumbire que é o local em estudo, está localizado nos paralelos 13º 02’ 18.0’’ S e 39º 16’ 14.0’’

1.1.1.2. Perfil dos Solos de Namanhumbire

Em função das caracteristicas dos solos pesquisados em Namanhumbire e como forma de delimitar o estudo foram selecionados os solos degradados por extração de ruby, e estudos realizados sobre os solos e suas caracteristicas em Moçambique a que se referir que os solos de Namanhumbire são solos arenosos castanho acinzentados, solos liticos, solos vermelhos de textura média, solos argilosos vermelhos e solos argilosos vermelhos óxicos e são esses que estão sendo degradados.

1.1.1.3.Caracterização da pesquisa

A pesquisa realizada é do tipo empírica e descritiva, com a utilização de trabalhos já elaborados ou bibliografias existentes e descrições dos aspectos naturais da área de estudo e o tipo de solos existentes. 

1.1.1.4.Instrumentos de Colecta e Análise de Dados

Como forma metodológica foram usadas bibliografias ou obras existentes em bibliotecas fisicas e virtuais, para além da observação in loco na área de estudo e conversações informais com os garimpeiros e trabalhadores da empresa Rubi Mine da área. E os meios utilizados para a sua realização foram máquina fotográfica, dados de satélites para retirada de pontos ou coordenadas do posto administrativo de Namanhumbire, entrevistas, software Quantum para elaboração do mapa. 

2.Apresentação e Discussão de Resultados

A área em estudo (posto administrativo de Namanhumbire) abrange uma área muito grande do distrito de Montepuez, localizado na província de cabo delgado. As construções civis e comerciais distam – se do local em 2 km. A área de estudo já vem sendo explorada de insustentável desde o ano 2007, facto que ressalta a degradação ambiental do solo de Namanhumbire. Desta forma será apresentada actividade de mineração em Namanhumbire, bem como os seus impactos ambientais observados e a posterior o uso das espécies para recuperação.

 2.1.Actividade de mineração em Namanhumbire

De acordo com RATTNER (2009:1965) “a degradação de solos por erosão, salinização, mineração e o avanço da agricultura irrigada em grande escala, os desmatamentos e a remoção da cobertura vegetal natural, o uso de máquinas pesadas, as monoculturas e o uso de sistemas de irrigação inadequados, além de regimes de propriedades arcaicos, contribuem para a escassez crescente de terras aráveis e assim, comprometem a segurança alimentar da população”. 

O sobsolo de Namanhumbire possui o importante minério de ruby, eis a degradação do solo no posto de Namanhumbire que tem levado a situações muito complicadas no que tange a agricultura pois nas áreas por onde era praticada já nao se adequa, visto que, não há espaço natural e o nível de erosão por esta zona é crescente dificultando a prática de agricultura acaretando solo araveis. Ressaltar que devido ao número considerável de garimpeiros esta actividade de extração constitui um desafio para controlar todos os usuários destes espaços os quais estão sendo explorados dia apos dias.

[...]

Artigo completo: