Igualdade entre homens e mulheres

Por Diara Persi | 19/05/2018 | Sociedade

            Um dos maiores desafios nos tempos atuais é o de ser mulher. Até alguns anos atrás, o papel das mulheres em meio a sociedade era evidentemente estabelecido: dona de casa, mãe, cozinheira, entre outras atividades consideradas femininas. Havia realmente poucas exceções de mulher em áreas como política e empresarial, onde esses papeis eram predominantemente masculinos.

            Mas atualmente esse cenário é diferente, a mulher se desprendeu dessa opressão. Ela consegue atuar sem as antigas distinções, competindo pelos mesmos cargos que os homens. Qualquer atividade que um homem pode exercer, a mulher provou que pode competir de igual. Basta ver que, no mundo contemporâneo, temos ótimas policiais, motoristas, seguranças, médicas, entre outros papeis que, até então, eram considerados masculinos.

            Ainda assim, mesmos com essas conquistas, a mulher ainda enfrenta desafios no mundo moderno. A sociedade ainda espera, por exemplo, que apesar de toda a divisão neutra em os papeis de homem e mulher, que seja o papel dela dar atenção aos filhos quando adoecem, a atenção é exigida mais dela que a do pai. E para uma mulher que tem seu trabalho, isso acaba duplicando a sua jornada de trabalho. E não para por aí, somente a mulher pode engravidar e ter filhos. E ela fica grávida por nove meses, o que, no mundo concorrido em que vivemos, esses noves meses acabam sendo uma limitação a mais para ela, o que acaba a deixando em desigualdade em meio ao mercado de trabalho, quando se trata de promoções e transferências, por exemplo.

            Sem dúvidas podemos contar com os avanços que a mulher teve com o passar do tempo, mas uma posição de igualdade ainda não foi conquistada. Continua-se buscando formas de eliminar, ou ao menos, amenizar tantos desafios que a mulher enfrenta, porém, até o momento, não há nenhuma solução para tal, nada que satisfaça a mulher e a sociedade em geral. Elas ainda enfrentam problemas ocasionados da grande desigualdade que houve até então.