Idoso ? A busca do seu reconhecimento pessoal.
Por Vanessa Barbosa da Silva. | 18/11/2009 | SaúdePalavras-chave: Idoso. Intimidade. Respeito.
Introdução:
Os idosos foram os soldados orgulhosos das guerras mundiais, os bravos imigrantes que se aventuraram à terra desconhecida, os audazes empreendedores que se arriscaram criando a riqueza e as oportunidades de trabalhos em todo o mundo. Historicamente, as sociedades reagiram os seus membros idosos de diversas formas. Os antigos chineses acreditavam que atingir a idade avançada era uma realização que merecia grande honraria. Por outro lado, os antigos egípcios temiam o envelhecimento e experimentavam poções para a manutenção da juventude. Entremeada na Bíblia está à preocupação de Deus com o bem estar da família e o desejo de que os idosos fossem respeitados ( Honrar pai e mãe [...] Êxodo 20:12). Hoje, o idoso é visto como um ser passado, que já não está na moda.
Terceira Idade.
Em termos acadêmicos podemos falar de “Terceira Idade” em pessoas maiores de 65 anos. A idade dos idosos mudou com os anos. Se voltássemos à idade media, pensaríamos que morrer aos 40 anos é normal, porque não teríamos chances de lutar contra as epidemias letais. Hoje o numero parece mais próximo aos 80. Os idosos possuem necessidades de expressão e desejam realizar uma função social útil, que muitas vezes nós como sociedade não oferecemos. Na maioria das vezes eles são relegados, marginalizados. Os idosos são afastados das sociedades; onde a juventude é um valor apreciado.
Realidade.
A socialização da população idosa atual e suas expectativas de papel devem ser reconhecidas e respeitadas; muitas enfermeiras podem testemunhar violações sutis ou flagrantes ao respeito pela identidade sexual do idoso com: Negar a solicitação da mulher de uma auxiliar do sexo feminino para dar-lhe banho; esquecer de abotoar, de fechar o zíper ou os botões das roupas ao vestir o idoso, expor descessariamente os indivíduos idosos durantes o exame ou atividades de cuidados; ignorar o desejo do homem de estar limpo e barbeado antes da visita de sua companheira; não reconhecer as tentativas do idoso de parecer atraente; caçoar do interesse de uma pessoa pela outra.
Segundo Charlotte Eliopoulos.
Os adultos idosos têm o direito à mesma dignidade e respeito, apreciando o mesmo reconhecimento, como ser humano sexual, merecido pelas pessoas de outras idades. Por que é difícil compreender que o reconhecimento da identidade sexual é importante para os idosos? Quase todas as jovens entrariam em pânico se um namorado novo as visse antes de terem tempo de arrumar a maquiagem, o cabelo e a roupa. Dificilmente um prestador de cuidados entraria no quarto de uma pessoa de 25 anos, tracionada, para despi-la e banhá-la na frente dos outros pacientes no quarto. O processo de envelhecimento não neutraliza a pessoa idosa, nem altera a significação da identidade sexual para esse individuo.
Nunca é tarde demais para aprender.
A educação no idoso permite revalorizar as suas capacidades, ajudando a pessoa a se incluir novamente numa sociedade. As pessoas da terceira idade são uma fonte de informação inesgotável. Devíamos tentar absorver dos idosos a experiência e sabedoria de vida que nos anos de luta e observação os ajudaram a ter.
Considerações Finais:
Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Ver a pessoa idosa como ser humano, é saber o que ele pensa e o que ele sente. Não se trata de uma mudança que envolve muita planificação. É desenvolver uma sociedade mais solida inclusiva e solidaria onde cada pessoa ocupe um lugar significativo. Trata-se de uma tarefa importante. Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos.
Bibliografia.
• ELIOPOULOS, Charlotte. Enfermagem gerontólica; 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
• LUECKENOTTE, Annette Giesler. Avaliação em gerontologia; Rio de janeiro: Reichmann & Affonso Ed. 2002.
vras-chave: Idoso. Intimidade. Respeito.