IDENTIFIQUE OS ALIMENTOS E DRIBLE AS ALERGIAS

Por Izaara Alvarenga | 26/01/2009 | Saúde

IDENTIFIQUE OS ALIMENTOS E DRIBLE AS ALERGIAS

Você sabia que os alimentos são os causadores da maioria das alergias? Veja um exemplo: o que para a maior parte da população é normal, como o ato de comer camarão, para outra minoria, este ato significa ter de enfrentar sintomas desagradáveis.
A alergia alimentar é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de reações adversas após o consumo de um determinado alimento, tendo como mediador o sistema imunológico.
Diante disto, o organismo passa a identificar parte do alimento como sendo uma substância estranha, nociva e que deve ser eliminada via mecanismos de defesa.

ENTENDA E ATENTE-SE

Na maior parte dos casos, a substância capaz de desencadear as alergias é uma proteína, que denomina-se alergênio ou alérgeno. Os alimentos mais comumente envolvidos nos processos alérgicos são: leite de vaca, carne de porco, ovo, peixe, soja, trigo e frutos do mar, como é o caso dos camarões.
Os principais sintomas podem ser: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréia, coceira, vermelhidão na pele, feridas e inchaço, e podem aparecer dentro de duas horas após a ingestão do alimento.
A hereditariedade, o sistema imunológico imaturo e a flora intestinal pouco desenvolvida ou até mesmo debilitada, são considerados como fatores de risco. O fator genético é o principal.
Os aditivos químicos também são grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo alérgico.
Cada indivíduo possui um metabolismo diferente, ou seja, o desenvolvimento das alergias requer auto-análise. É necessário conhecer a si mesmo e saber quais os alimentos que depois de ingeridos geram mal estar. Isto é um ótimo remédio.

DICAS PRÁTICAS
1. Evite o alimento - A melhor maneira de tratar uma alergia alimentar é evitando os alimentos específicos, que desencadeiam a alergia.
2. Pesquise sobre os ingredientes - Os pacientes alérgicos devem sempre perguntar sobre os ingredientes, quando comerem em restaurantes ou em casas de amigos.
3. Leia os rótulos dos alimentos - É importante para os alérgicos, que leiam cuidadosamente os rótulos dos alimentos e fiquem familiarizados com nomes técnicos ou científicos dos alimentos. Por exemplo, o leite (caseína), trigo (glúten), ovo (albumina), etc...
O auto-conhecimento ainda é o melhor medicamento. Saiba analisar o que lhe faz bem e o que lhe faz mal. Tenha equilíbrios alimentar e emocional. Seja feliz e saudável. Sucesso! Boa semana.
Izaara Alvarenga
Nutricionista