IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA: Etiquetas RFID para gestão de almoxarifado

Por Carlos Alberto de Amorim | 05/04/2011 | Tecnologia

CARLOS ALBERTO DE AMORIM
Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo
2º Semestre - 20102 CARLOS ALBERTO DE AMORIM
Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação.
Orientador: Mario Marcos Brito Horta 3 IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA: Etiquetas RFID para gestão de almoxarifado

RESUMO

Esta monografia mostrou estudo sobre a utilização da tecnologia RFID; tecnologia que usa as ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas, animais e objetos; aplicada na gestão do almoxarifado de uma empresa multinacional, localizada na cidade de Matozinhos, MG.
Seu objetivo é avaliar a eficácia da tecnologia RFID, através de uma simulação, no atendimento às particularidades do controle dos processos que envolvem a identificação de ativos neste almoxarifado, onde as etiquetas inteligentes fornecidas pela tecnologia RFID devem informar ao sistema de controle seus parâmetros, o que possibilita a identificação automática do ativo. Para que o objetivo proposto fosse atingido foi feito estudo bibliográfico, a fim de obter conhecimento sobre as principais características que envolvem a tecnologia, além de análise da logística do setor de almoxarifado, através do estudo dos processos atuais, análise de viabilidade em busca de vulnerabilidades e conhecer as ferramentas existentes no mercado para criação do ambiente simulador.
Foram descritas as ferramentas de software propostas pela Rifidi para implantação de ambiente simulador, sendo realizado comparativo entre elas com base nos parâmetros definidos nas seções de análises, para escolha da solução adequada.
Após definida a ferramenta, foi feito um estudo de caso baseado na implantação do software em um computador, sendo realizada a configuração e execução deste software. Os resultados permitiram avaliar a eficácia do processo de identificação automática de ativos em movimento no ambiente controlado, sendo aplicados também no comparativo com os resultados dos processos utilizados atualmente.
Com as possibilidades oferecidas pelas ferramentas Rifidi novos projetos nas mais variadas áreas, que envolvem identificação automática, podem fazer uso da tecnologia RFID em caráter experimental com garantia de consistência nos resultados.
Palavras chave: Tecnologia RFID. Identificação automática. Implantação. 9

1. INTRODUÇÃO

Anualmente, no mundo corporativo são perdidos bilhões de dólares com os problemas que ocorrem ao longo de toda a cadeia de abastecimento, principalmente relacionados ao fato dos produtos não estarem nas localizações corretas ou pela má gestão da informação. Além disso, com o advento da globalização e a competitividade no mundo dos negócios, surge a cada dia necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias, de estruturação organizacional e apoio a tomada de decisões e a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), Identificação por Rádio Frequência, é uma delas. RFID é um termo genérico para as tecnologias que usam as ondas de rádio para identificar automaticamente pessoas, animais e objetos. (XAVIER et.al, 2009).
Apesar de existir há quase 80 anos, essa tecnologia ainda é erroneamente considerada por muitos uma novidade, tendo sido usada desde os primeiros sistemas de radares. Porém, ganhou popularidade global, com aplicações comerciais, controle de acesso e a sua integração com os meios de pagamento.
Para ser mais preciso, a história começou a mudar no ano de 2003, quando a maior rede varejista do mundo, o Walmart, anunciou que seus maiores fornecedores deveriam adotar chips RFID nos pallets e caixas para o transporte de seus produtos.
(ROCHA, 2005).
De uma forma geral, em cadeias de suprimento a tecnologia RFID permite que se tenha maior visibilidade da localização de cada produto nas diferentes etapas do processo de negócio, gerenciando toda a movimentação dentro do ambiente controlado. A tecnologia RFID permite de forma automática realizar leitura de dados sem contato ou campo de visão, a uma distância considerável, em pessoas, animais ou objetos. Um grande benefício dessa tecnologia deve-se ao fato dos produtos poderem ser identificados simultaneamente e em grandes quantidades, sem que haja a necessidade de contato visual ou intervenção humana. (XAVIER et.al, 2009).
Esta monografia contempla estudo bibliográfico da tecnologia RFID, detalhando seu desenvolvimento e aplicabilidade, além de apresentar estudo de caso de uma 17 aplicação simulada para gestão de almoxarifado, coletando os principais requisitos e parâmetros para implantação no ambiente real.

1.1 Definição do Problema

RFID é uma tecnologia que busca facilitar os processos de identificação e controle de ativos. As etiquetas inteligentes devem informar ao sistema de controle seus parâmetros, o que possibilita a identificação do ativo. Quais as vantagens associadas a um processo de gestão de almoxarifado podem ser conquistadas quando da utilização desta tecnologia?