Identificação das características empreendedoras: Estudo de caso em um restaurante na cidade de Ponta Grossa

Por Marianna Rabbers da Silva | 30/01/2017 | Adm

Resumo

O objetivo desse artigo foi identificar as características empreendedoras presentes na gestão de uma empresa do ramo alimentício na cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, a metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e qualitativa com o proprietário da empresa aqui estudada Varanda Grill. Através do estudo de caso foi possível verificar no entrevistado um perfil empreendedor que soube utilizar suas experiências passadas para obter sucesso em seu empreendimento.

INTRODUÇÃO

Está cada vez maior e mais difícil estabilizar-se no mercado de trabalho, principalmente na área empreendedora, já quegrandes empresas destacam-se e estão cada vez melhores, bem distribuídas e mais competitivas.

A todo instante o mercado de trabalho muda, eas empresas e funcionários tem a necessidade de se adequar a todas essas mudanças.

Cada dia o mercado se inova, e as empresas

precisam estar à frente disso, oferecer para o cliente não somente o que ele deseja, mais sim além do que ele deseja. Sendo competente e entendendo suas necessidades. É necessário inovar, produtos, serviços, segurança, estar sempre alienado á que a população deseja. Só assim obtem retorno, a confiança do cliente, o nome da empresa diferenciado, saber que a sua empresa é que a melhor entre tantas outras. Mas, para isso é necessário investimentos e estudos, e é aqui que os cursos entram para fazer a diferença, estar atualizado com o mercado de trabalho já é possuir um diferencial. Investir em produtos, na empresa, funcionários, qualidade de vida no trabalho, é um bom enfoque para obter ganhos. Só um bom investimento trás resultados.

Com todas as mudanças que o mundo dos negocios vem sofrendo constantemente, a qualidade na prestaçao de serviços é essencial e no ramo alimenticio é preciso algumas atitudes empreendedoras pra se adaptar a todas essas alteraçoes, pois é necessario combinar um bom atendimento com a agilidade dos serviços juntamente com qualidade dos alimentos e o preço para manter a fidelidade de clientes.

Em meio a esse assunto, o trabalho tem como objetivo geral identificar as características empreendedoras presentes na gestão de uma empresa do ramo alimentício em Ponta Grossa/PR.

A pesquisa focada nesse ramo pode trazer benefícios a quem busca aperfeiçomen - tos, e quer estar lado a lado com mercado de trabalho, caminhando junto, e procurando como ter um diferencial a mais em seu negócio, com todos os pontos positivos, entender a necessidade do mercado, bem estar da empresa em geral, ela poderá aprender como uma empresa funciona como é sua cultura e o desempenho de alunos e funcionários, como inovar e como investir.


REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente o termo empreendedorismo tem sido bastante discutido e para ele existem várias definições, sendo quetodas tem como ponto principal a inovação.
Segundo Dolabela (2006, p.47) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”.
Já para Dornelas (2008 p.93) “Empreendedorismo é o envolvimento de
pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades’’, para ele o objetivo principal é somente criar oportunidades, outra definiçao é a de Schumpeter (citado por FILION, 1999) onde afirma que “empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.”

Assim ele quis deixar claro que um empreendedor deve aproveitar as oportunidades pra inovar e criar diferentes formas de utilizar os recursos disponiveis no mercado. E segundo Drucker (2011) [...] a inovação sistemática é o resultado de uma administração empreendedora [...] a empresa deve ter práticas coerentes com a estrutura organizacional, em termos de recursos humanos, remuneração, incentivos e recompensas que estimulem a busca incessante de inovações.

No Brasil o empreendedorismo se encontra em um momento de ascensão, pesquisas revelam que o Brasil ocupa a sétima posição no rankingde nações mais empreendedoras do mundo, com cerca de15 milhões de empreendedores em todo o país em relação a esse tema Dornelas (2001 p.103) diz que ‘’um dos grandes motivos do crescimento no número de empresas abertas no país se dá pelos altos índices de desemprego, onde o desempregado usa o valor de sua rescisão provinda de seus direitos trabalhistas, e sem informação e planejamento, se aventura no mercado, visando muitas vezes abrir não uma empresa, mas um “emprego” e acaba decretando falência em um período curto de existência.’’com isso é possivel constatar que a maior parte desses empresários abrem empreendimentos por necessidade e não por ter o dom de ser empreendedor, mas esse dom pode ser adquirido com experiências e até mesmo com os erros em empreendimentos anteriores.

Portanto empreender não depende somente da habilidade e de conhecimentos técnicos e sim do esforço, de ser sucetível aos erros e mudanças e também dos resultados financeiros que é a consequência de muito trabalho.

Para ser um empreendedor é preciso conter algumas caracteristicas. Segundo Dornelas (2001) empreendedor é aquela pessoa que capta ideias, transforma oportunidade em realidade, dedica-se ao máximo para alcançar todos os objetivos que deseja, é o individuo que tem ousadia para arriscar, mas sempre calculandotodososriscos.      

O empreendedor desenvolve seus pensamentos de empreendimento de acordo com o ambiente em que vive como afirma Dolabela (2006 p.87) “O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar) se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo terá motivação para criar seu próprio negócio”. O fato de ter motivações e experiências facilita o desenvolvimento do empreendedorismo seja por parte de familiares ou amigos.

Artigo completo: