IDADE E PROFISSÃO

Por CRISTIANO TEIXEIRA DE SOUZA | 06/03/2017 | Adm

Estamos em pleno século XXl ano 2016, creio que esse artigo irá servir de base para muitos pesquisadores futuros na área de recursos humanos ou afins.

Alguns anos atrás ou décadas os empregados como eram chamados naquela época, tinham um grande papel dentro das empresas, como a questão da experiência, pouco estudo e muita idade.

Com o passar dos anos esse cenário veio alternando ou mudando, entre as décadas de 80 há meados de 90 todos os empregados com mais de 50 anos eram requisitados por diversas empresas, mas esse fator acabou mudando e muito.

No final da década de 90 para ano 2000 os colaboradores como são chamados hoje em dia, com mais de 50 anos, estão tendo dificuldades para inserir no mercado de trabalho formal.

Algumas áreas ainda contratam, se você é médico, engenheiro civil, advogado, professor ou jornalista, quanto mais velho você fica mais é respeitado.

Porém com o atual cenário as organizações precisam aprender a mesclar o trainee com a expertise de um profissional com mais experiência o que será um grande desafio, pois envolve questões salariais experiência profissional entre outros fatores.

Não pode deixar de contratar o profissional com mais idade, ao contraria precisa contratar para passar experiência ao novo colaborador, como se fosse um professor, e trocar ideias.

Mas a cultura ainda hoje é não contratar, as empresas precisam mudar esse pensamento, e mesclar, pois todos um dia serão de idade, e isso pode comprometer o desemprego nacional.

Pois haverá uma exclusão automática com certos profissionais por questão da idade acima da média e isso pode gerar transtornos em todos os setores, desde âmbito familiar a um colapso na saúde.

O profissional por sua vez que esta em busca de uma recolocação e já esta na faixa da idade da exclusão, precisa entender que não irá receber mais o mesmo salário, deverá aceitar outro salário outros benefícios, adequar-se aos novos padrões, é difícil não complicado.

O mercado de trabalho, sempre haverá renovação, inovação, mudanças e precisamos estar sempre atento e com disposição as novas tecnologias que assim se fizer necessário, não tenha medo e sim disposição e otimismo. 

Autor : Cristiano Souza

E-mail: cristianoselecaorh@gmail.com