HTML5, presente e o futuro dos web jogos

Por Friv Jogos | 26/08/2016 | Educação

jogos-html5

O HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web e é uma tecnologia chave da Internet originalmente proposto por Opera Software. É a quinta versão da linguagem de marcação HTML. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade. Possibilita o uso de novos recursos antes possíveis apenas com a aplicação de outras tecnologias. Sua essência tem sido melhorar a linguagem com o suporte para as mais recentes multimídias, enquanto a mantém facilmente legível por seres humanos e consistentemente compreendida por computadores e outros dispositivos (navegadores, parsers etc). O HTML5 será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM. Atualmente, está em fase de esboço, porém diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades.

O Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG) iniciou o trabalho do novo padrão HTML em 2004, quando o World Wide Web Consortium (W3C) estava se concentrando no futuro desenvolvimento do XHTML 2.0, e o HTML 4.01 não tinha sido atualizado desde 2001. Em 2009, o W3C decidiu que o Grupo de Trabalho do XHTML 2.0 deveria interromper os seus trabalhos, e assim, descontinuar o padrão. Desta forma o W3C e o WHATWG passaram a trabalhar juntas no desenvolvimento do HTML5.

Em 2010, o novo padrão HTML ganhou notoriedade após a publicação da carta "Reflexões sobre o Adobe Flash", escrita pelo até então CEO da Apple, Steve Jobs, concluindo que o HTML5 tornaria o Adobe Flash obsoleto, e a nova tecnologia possibilitaria assistir videos ou mesmo exibir qualquer conteúdo web. Logo, a comunidade de desenvolvedores web começaram um debate sobre as funcionalidades limitadas a não padronização entre os web browsers. No ano seguinte, a Adobe emite comunicado anunciando a suspensão do Flash para dispositivos móveis e direcionar seus esforços para o desenvolvimento de ferramentas com HTML5.

Portanto, com a chegada do HTML5 surgem um universo de possibilidades que com o Flash só poderiam ser imaginadas ou obtidas nos trabalhos mais complexos possíveis.

Mas o que tudo isto tem a ver com os Web Jogos?

A evolução da linguagem possibilitou a eliminação de plugins, assim como o Flash ou Silverlight, por exemplo. Os desenvolvedores passaram a empreender grandes esforços para desenvolvimento de web aplicações, em diferentes dispositivos,  e aplicativos mobile de diferentes sistemas operacionais, entre estes o Android e IOS.

Desta maneira, os web jogos passaram a rodar em várias plataformas e ganharam em desempenho e velocidade de carregamento. O HTML5, abre um enorme leque de possibilidades para sites cada vez mais interativos. Para a área de jogos, outra vantagem consiste na criação de jogos patrocinados, criados com o objetivo de fazer a marca interagir com o consumidor.