Hp lançará tablet voltado para o ambiente de negócios

Por Fabio Santos | 23/07/2012 | Tecnologia

Os computadores da HP são sempre reconhecidos pela excelência. E o novo investimento deles é no mercado de tablets, que já é um fenômeno mundial.

O primeiro tablet Windows 8 da Hewlett-Packard será voltado para o mundo dos negócios, num investimento pesado no processador x86, mais voltado para as conglomerações corporativas. Não há o descarte do uso da arquitetura ARM, concorrente direta da Intel e seu x86, mas o enfoque mesmo se concentrará em clientes corporativos.

A Microsoft surpreendeu recentemente, afirmando que irá sim entrar com a sua própria marca no mercado dos tablets. Isso acabou por gerar um burburinho natural, além de várias especulações referentes a essa tomada de atitude. O Surface, modelo de tablet da Microsoft, vem com ARM e Windows RT, que é um dispositivo para consumidor que não necessita tanto de espaço e velocidade, enquanto o mais caro e poderoso Surface com Windows 8 Professional tem CPU Intel Core i5 (x86) e é destinado aos usuários corporativos. A Microsoft não está para brincadeira e irá entrar com tudo mesmo, a fim de bancar contra a Apple e a Samsung, líderes nesse mercado.

Voltando a falar de HP, um porta-voz da empresa declarou recentemente: “A HP continua querendo usar processadores ARM em produtos para empresas e para consumidores. No entanto, nosso primeiro tablet Win 8 será x86, com foco no mercado empresarial. Essa decisão foi influenciada pela demanda de nossos clientes. O robusto e consagrado ecossistema de aplicativos fornece a melhor experiência neste momento e no futuro imediato”.

Alguns acham que a escolha pelo processador x86 se deu por causa da “invasão” da Microsoft nesse nicho tecnológico, o que teria deixando bastante raivosos os gestores da HP. O custo de hardwares fabricados pela Microsoft é bastante elevado, e cortar esses gastos é essencial para se fabricar um tablet a menos de 500 dólares, conseguindo obter um maior lucro. Ou mesmo uma estratégia para concentrar um valor maior quando se vende em alta escala. Agora cabe a dedução e escolha de cada consumidor.