HOMOFOBIA OU BOM SENSO?

Por edna ferreira | 27/04/2009 | Crescimento

Um casal homossexual estava se beijando dentro do Shopping Iguatemi, e um segurança pediu para que eles se retirassem do local, pois estavam constrangendo as famílias presentes. A medida adotada pelo estabelecimento provocou uma grande discussão acerca do polêmico assunto.

Para algumas pessoas, esta não foi uma ação homofóbica, e sim, uma ação a favor dos bons costumes, mas se ali estivesse um casal heterossexual será que o segurança teria feito o mesmo?

É evidente também que o casal homossexual tem conhecimento que isso provoca constrangimento aos outros, e naturalmente faz isso na tentativa de impor as suas convicções, afinal, se não houver uma iniciativa de quebrar os tabus, tudo permanecerá como está. Mas, nem todas as pessoas estão preparadas para aceitar esse tipo de imposição.

Para mim e para outras pessoas a ação foi homofóbica sim,pois, por muitas vezes nos deparamos com cenas constrangedoras entre casais heterossexuais, e não nos sentimos incomodados. Além do mais, estamos em pleno século XXI, onde tudo é liberado, globalizado, e não há mais espaço para preconceito e atitudes homofóbicas como essa.

Segundo comunicado do shopping, o casal não foi expulso: os seguranças teriam pedido aos dois, solicitado por clientes, para que fossem mais discretos. A atitude, segundo a assessoria do Iguatemi, seria tomada contra qualquer casal, homossexual ou não, em caso de constrangimento dos frequentadores do local.

Há determinados comportamentos que devem ser coibidos pela legislação em vigor, como atos obscenos em público, ou atentado violento ao pudor, mas isso é independente da orientação sexo-afetiva, portanto, todos temos que nos respeitar e respeitar a orientação de cada um.

Também acho que a atitude do casal foi um tanto quanto ofensiva aos olhos de pessoas conservadoras. Afinal, liberdade sempre é bom quando os limites são respeitados.