HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU PAI!

Por Ciro Toaldo | 11/02/2025 | Sociedade

HOMENAGEM PÓSTUMA AO MEU PAI!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

Neste pequeno artigo presto uma homenagem póstuma ao meu pai, cujo nome é Brenno José Toaldo, falecido em 14/02/2011, aos oitenta anos de idade! Passaram-se quatorze anos, entretanto, tenho na memória os feitos deste capinzalense (Capinzal – SC) que deixou um legado familiar e grandes ensinamentos. Foi um homem simples e dedicado aos seus compromissos. Não foi perfeito, contudo suas qualidades foram gigantes. Para conhecê-lo, deixo parte de sua biografia:

Fundador do Arabutã F.C, onde foi jogador. Também ajudou a fundar o Atheneu Clube. Como político era filiado na ARENA, pela qual foi eleito vereador em 1969. Em 1982, novamente tornou-se vereador e em 1985 assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Capinzal.

Em 1948, ingressou na Indústria Reunidas Ouro, onde trabalhou em vários departamentos, inclusive por algum tempo foi ‘pesador de porcos’, função que o tornou conhecido em toda a região do vale do Rio do Peixe.  

Em 1980, quando a empresa Perdigão comprou o Frigorífico Ouro foi mantido no quadro de funcionários e, assumiu a Gerência da Unidade de Industrialização de Suínos (FPS), atualmente desativada. Sempre preocupado com os trabalhadores, ingressou na vida sindical, aonde no ano de 1985, fundou a Associação da Alimentação de Capinzal, sendo transformada em Sindicato da Alimentação de Capinzal em 1988.

Em 1988, na condição de Vereador, consegue o terreno para a construção da sede social, com o então prefeito Celso Farina, consequentemente em 1992 foi inaugurada a primeira fase da sede, quando o sindicato se consolidou. Em 2001, a sede social do Sindicadezal (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústria de Alimentos e Afins de Capinzal) estava totalmente concluída com averbação do prédio com 868,54 m2. Seu grande mérito foi fortalecer este sindicato junto aos associados. Ficou na frente deste sindicato até 2007! Foram 22 anos de árduo trabalho nesta instituição!  

Não foram seus cargos, títulos ou feitos que destaco, porém seu incentivo junto de sua família que fez seus filhos se fortalecer. Guardo seus ensinamentos relacionados aos bons princípios e, não esqueço que aos domingos, em minha infância ele levava-me à Igreja Católica!

Dentre suas virtudes estava seu entusiasmo para com Capinzal (SC), conhecia todos os cantos desta sua Terra Natal! Este é um ponto para os políticos capinzalenses refletir: conheçam com maiores detalhes os problemas e a situação deste munícipio e, foquem mais nas demandas solicitadas pela população!

Nesses quatorzes anos, mesmo sendo a saudade uma constante, fica o consolo de sua grande herança que foi lacrada nessa sua Terra. As homenagens póstumas demonstram o reconhecimento de suas ações em vida, dentre elas: recebeu o nome de rua; recebeu o nome do auditório do Sindicadezal e seus feitos no trabalho do Frigorifico Ouro/Perdigão e do Sindicadezal, bem como entre seus familiares, ficam gravados para eternidade.

Jamais esquecerei que ao chegar a Capinzal, na funerária Gasser, ao ver a enorme quantidade de flores e coroas em volta de seu caixão, obtive a certeza do reconhecimento da comunidade aos seus feitos.

Quiçá as autoridades capinzalenses não se esqueçam de seu fiel compromisso com seu povo, tendo consciência de sua missão e responsabilidade, como pessoas públicas, devem ser comprometidas com sua Terra e sua Gente, pois muitos Brennos já passaram por este Capinzal e, sempre serão lembrados pelas suas brilhantes histórias, suas proezas e magnitudes.

Resta-me, agradecer ao meu pai Brenno pelos bons exemplos! Aos capinzalenses fica o recado: valorize a geração passada, seus troncos e ancestrais, pois nada que temos hoje adveio de forma gratuita!

Até o próximo!

OBS: Meu reconhecimento ao Jornal O Tempo, na pessoa de Enio Azevedo pelo trabalho jornalístico feito enquanto meu pai estava junto ao Sindicadezal. Gratidão eterna!

Artigo completo: