Homem Perde Peso Mais Fácil Que Mulher
Por Izaara Alvarenga | 03/11/2008 | SaúdeHOMEM PERDE PESO MAIS FÁCIL QUE MULHER
Os homens perdem peso com maior facilidade do que as mulheres, segundo pesquisa da Slimming World, uma empresa especializada em emagrecimento.
Em estudo, publicado no Journal of Human Nutrition, constatou que, em 12 semanas, 91% dos homens que fizeram dieta e foram incluídos na pesquisa perderam 5% de seu peso.
Uma pesquisa anterior havia mostrado que apenas 53% das mulheres conseguiram perder esse percentual de peso no mesmo período.
Razões
Segundo o médico da Slimming World, Jacquie Lavin, existem muitas razões para que os homens sejam mais bem-sucedidos do que as mulheres na perda de peso.
Uma das razões decisivas é que os homens têm mais massa muscular do que as mulheres e, por isso, queimam energia mais rapidamente.
Lavin diz ainda que as mulheres somente procuram auxilio médico após terem tentado diversas dietas, com isso ficam descrentes em relação as suas chances de sucesso.
Já os homens, ainda segundo Lavin, frequentemente não possuem o mesmo histórico de sucessivas dietas e se mostram mais motivados a seguirem as regras.
A interferência da idade
O fator idade interfere e muito na perda de peso, desta vez tanto nas mulheres quanto nos homens.
Com o passar dos anos o organismo tem o seu metabolismo diminuído naturalmente, além da diminuição do tempo de sono e possíveis patologias associadas.
Metabolismo reduzido, melhor dizendo, lento, significa que o corpo gasta menos energia para se manter funcionando aos 40 anos do que aos 20, por exemplo.
Segundo Márcio Mancini, médico do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP e Presidente eleito da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), "na juventude, as pessoas usam transporte público, tem mais tempo livre e fazem mais exercícios. Depois, muitas adotam um estilo de vida que dificulta a perda de peso".
Pode-se dizer que a mulher, pelo fato de possuir menor massa magra (músculos, ossos e vísceras, que queimam muita energia), leva desvantagem quando comparada ao homem, que possuem esta em maior tamanho.
A testosterona (hormônio masculino) leva os homens a depositarem gordura na região abdominal a famosa "barriga de chope", perigosa para a saúde. Por volta dos 45 anos à mulher, por sua vez, tem seu nível de estrogênio (hormônio feminino) reduzido, o resultado é o surgimento da gordura abdominal.
Essencial para uma vida saudável, independente do sexo, da raça e da idade é desenvolver e praticar hábitos saudáveis, quanto mais cedo melhor. Equilibrar alimentação e atividade física, eis aí a chave para a perda de peso de maneira saudável.
Izaara Alvarenga
Nutricionista