Historicidade do termo ideologia.
Por Edjar Dias de Vasconcelos | 16/08/2012 | SociedadeHistoricidade do termo ideologia.
O que é ideologia.
Uma palavra inventada do nada.
Por um filósofo.
Destutt de Tracy.
Como produto de interação.
Entre o organismo e a natureza.
Mais tarde Tracy.
Entrou em conflito.
Com Napoleão Bonaparte.
O mesmo ironizando.
Referindo a abstração da realidade.
Chamou o grupo de Destutt.
Os ideólogos.
Ideologia passou ser um termo.
Que deturpava todas as formas de explicação.
Quando Marx.
Escreveu a respeito da ideologia.
Ele encontrou esse termo pejorativo.
Referiu no seu livro.
A ideologia Alemã.
O caminho perseguido pelo termo.
Um pouco torto.
Inicia com o termo criado por Destutt.
Mudado por Napoleão.
Retomado por Marx.
Sendo que mesmo define ideologia.
Como uma ilusão.
Consciência deformada
Então todo mundo que tem uma ideologia.
Para Marx, é uma espécie de gente ignorante.
Mal intencionada.
Refere se a esse conceito.
A classe dominante.
A ideologia de poder da classe no poder.
Lênin em outro contexto histórico.
Utiliza o termo em dois sentidos.
Perde a etimologia pejorativa.
O sentido negativo que tinha em Marx.
Passa exatamente ser a doutrina.
A respeito do que é a realidade social.
Passa ter vínculos com as classes.
Uma ideologia proletária e outra burguesa.
Dessa forma a ideologia realiza-se.
Seu significado epistemológico.
Aconteceu uma mudança.
Significativa.
Entre Marx e Lênin.
Posteriormente.
Outra filosofo.
Tenta colocar um pouco de ordem.
Trata de Karl Mannheim.
Escreveu um livro interessante.
Difícil de ser entendido.
Ideologia e Utopia.
No qual procurou distinguir
Concepções, idéias, representações.
Então existem representações.
Que orientam para estabilização.
De uma determinada situação.
Que poderá ser naturalmente política.
Para legitimar ou reproduzir
Uma determinada ordem estabelecida.
Essa é a ideia de ideologia de Mannheim.
Então ideologia.
São todas as doutrinas.
Que orientam para manutenção.
De tipos de ordens prejudiciais.
Superiores.
As demais classes sociais.
Podem também representar sistemas.
Filosóficos, religiosos, etc.
Desse modo as utopias.
Tem outro caráter.
Um procedimento crítico.
Subversivo.
Às vezes revolucionárias.
Observa se então.
Que ideologia e utopia.
São duas formas.
Do mesmo fenômeno.
Manifestadas de formas diferentes.
A manifestação de um conjunto orgânico.
Interesses sociais vinculados às situações de classes.
Podendo ser segundo a análise.
Crítica ou utópica.
A outra acepção.
Legitimadora.
Outro filosofo.
Brasileiro, Michael Lowy.
Deu uma definição interessante.
Sociologicamente.
Para evitar nessa história.
De confusão terminológica.
Ou epistemologia conceitual.
Propõe uma hipótese.
A respeito da ideologia.
Define como ideologia.
Visões sociais de mundo.
As visões sociais.
São de dois tipos.
As que servem para legitimar a ordem.
Ou as visões sociais utópicas.
Cujo conteúdo.
Faz uma crítica negativa.
Da realidade.
Com objetivo da subversão.
O que aponta para uma realidade.
Que ainda não existe.
A ideia fundamental da dialética.
De que tudo que existe.
Está numa permanente mudança.
Nada é exatamente fixo.
O fixo só é a ideia da mudança.
Existe a história humana.
Aquela que é feita por nós.
E que tem suas leis.
Que podem mudar com o tempo.
Existe a história da natureza.
Qual é a diferença.
A história da natureza.
Não foi feita por nós.
Então, não podemos mudá-la.
Quanto à história humana.
Segundo essa tradição.
Do entendimento do conceito.
Da ideologia.
Podemos mudá-la.
É só entendê-la.
Por meio da análise do conceito.
Fatos e representações.
Criar uma prática consciente.
Para um mundo melhor para todos.
Objetivo de entender.
Aquilo que é ideologia.
Portanto, um engodo.
Tapeação ao espírito ignorante.
Por outro lado.
O papel da ciência.
Na mudança radical de tudo.
Para o bem social.
Essa é a proposta.
Da historicidade da compreensão.
Do termo ideológico.
Edjar Dias de Vasconcelos.