História e benefícios da beterraba
Por Marcelo Arantes | 03/12/2011 | SaúdeOs primeiros registros dessa raiz surgiram por volta do século XVIII AC, na Mesopotâmia.
Muitos estudos têm mostrado que os romanos, egípcios e os gregos, já incluíam a beterraba, em sua alimentação. Ela tem como país de origem, a Europa.
Hoje em dia, ela já faz parte da nossa alimentação, apesar de que acredito que muitas pessoas, ainda desconheçam suas melhores características.
Existem três tipos dessa hortaliça: A que produz açúcar, que é a conhecida como açucareira, a que serve para a alimentação dos animais domésticos, chamada de forrageira e aquela que é consumida por nós, como hortaliça, sendo que essa última é a mais conhecida dos brasileiros.
A beterraba é muito rica. Ela tem diversos nutrientes, sendo um alimento muito saudável,ela pode ser consumida cozida ou crua em saladas, como picles, em condimentos, etc.
As folhas são muito nutritivas, talvez a parte mais rica delas. No entanto, elas muitas vezes são rejeitadas, pois a sua raiz é mais saborosa.
Suas folhas podem ser preparadas cozidas, como fazemos com o espinafre ou com a acelga.
Cientificamente, não temos comprovação de todos os benefícios, que dizem que ela pode nos proporcionar, mas acredita-se que a beterraba seja uma fonte de alimento muito nutritiva e que beneficia muito a nossa saúde.
De todos os vegetais, a beterraba é a que possui mais açúcar, mas mesmo assim ela tem poucas calorias. Cada xícara tem apenas 50.
A beterraba é também usada como medicamento, pois ela é rica em ácido fólico, que faz parte do complexo B, também contém ferro, fósforo, cálcio, potássio, vitamina C, riboflavina, vitamina A, tiamina, além das proteínas e carboidratos.
Agora que já sabemos de todas as propriedades dessa raiz, vamos procurar comer mais, pois além de muito nutritiva, ela é muito gostosa.
Se você não tem o hábito de consumi-la, tente cozinhá-la com o feijão, antes de prepará-la para salada, você não vai se arrepender.
Cuide de sua alimentação e saúde com NutraCut.