História do Hosting

Por Nelson Rabello | 16/01/2011 | Tecnologia

A idéia da Internet surgiu quase três décadas antes que os serviços de hospedagem de sites web fossem criados em 1991. A internet revolucionou o mundo das comunicações como nunca antes uma invenção foi capaz de fazer. Invenções como o telégrafo o rádio e o telefone preparam o terreno para esta ferramenta que integra e dissemina a informação a nível mundial, além de colaborar com a integração entre as pessoas. Hoje é alimentada por cerca de 50 milhões de sites e tudo começou com a idéia de rede.

Nos idos de agosto de 1962, Joseph Carl Robnett ou simplesmente JCR Licklider do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) escreveu uma série de artigos nos quais era possível visualizar um conceito de rede galáxica baseada na idéia de uma série de computadores interconectados globalmente, onde a informação e os recursos poderão ser acessados de qualquer local, isto é, em essência, muito similar a internet atual. Ao dirigir a ARPA (Agência de Recursos e Projetos Avançados), o programa de Ciências de Computadores no MIT, ele convenceu aos seus sucessores sobre a importância das redes de computadores.

Em julho de 1961, Leonard Kleinrock publicou seu primeiro trabalho sobre a teoria de troca de pacotes e, em 1964 lançou seu livro sobre o assunto. Estava lançada a teoria das comunicações utilizando pacotes, que possibilitaram a criação da internet como é hoje.

Em 1966 Roberts revelou os seus planos para a ARPANET, a primeira rede de área ampla desenvolvida.

Já em agostro de 1968, após Roberts e o grupo da DARPA haverem refinado a estrutura e as especificações para o ARPANET foi feita uma seleção para desenvolvimento de dos elementos chave do projeto: o IMP (Processador de Interface de Mensagens).

Em 1969, a UCLA (Universidade da California em Los Angeles) foi escolhida para ser o primeiro nó ou ponta , o SRI(Instituto de Recursos de Stanford), foi escolhido como o segundo nó, depois a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah. Nos próximos dois anos, eles acrescentariam mais 19 hosts e 13 nós a sua pequena rede.

Alguns afirmam que em 1971, outros em 1972, Roy Tomlinson escreveu o primeiro programa de correio eletrônico com as funções Send e Read, que foram rapidamente implementadas por Lawrence G. Roberts. Com isso, os pesquisadores puderam, finalmente, enviar e receber mensagens através de sua rede. Logo, o símbolo @ para endereços de correio eletrónico foi adaptado.

A década de 70, também viu o nascimento da Telenet, a primeira versão comercial de um provedor de internet.

Além disso, o TCP foi oficialmente dividido em TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol) Protocol de Controle de Transmissão e Protocolo de Interne - numa tentativa de unificar todas as redes que estavam surgindo nos Estados Unidos e em todo o planeta. O TCP é, até hoje o mais importante protocolo de conexão usado por computadores faz a transmissão dos pacotes, enquanto o IP separa as informações encaminhando aos computadores corretos.

Na década de 80, houve um rápido crescimento e desenvolvimento do protocolo TCP/IP que foi o primeiro formato utilizado para conectar o ARPANET a diversar outras redes. O formato permitiu o acesso a redes enquanto estiver operando individualmente. Foi então que o termo INTERNET oficialmente passou a existir, e significa uma série de redes interligadas pelo protocolo de pacotes TCP/IP.

Em 1984, o DNS (Domain Name System) Sistema de Nomes de Domínio - foi introduzido um prazo para que os computadores fossem capazes de se distinguirem uns dos outros. Seis áreas foram introduzidas: .COM para fim comercial), .EDU para educação, .GOV para governo, .MIL para organizações militares, .NET para recursos de rede, e .ORG iniciamente para organizações em geral. Em 15 de março de 1985, foi registrado o primeiro nome de domínio chamado symbolics.com.

Em 1991, a NSF (National Science Foundation) Fundação Nacional de Ciências) - decidiu suspender as restrições comerciais a web. Com o aparecimento de muitas empresas de comércio eletrônico acreditava-se que poderia haver um futuro promissos nos serviços de hospedagem de site.

No mesmo ano, o CERN apresentou a World Wide Web para o mundo, que incorporou a nova linguagem HTML criada por Tim Berner-Lee. O HTML utiliza especificações URL (Uniform Resource Locator)Localização de Recursos Uniformes - que tornou-se o padrão universal para localizar endereços na internet.

Enfim, a Hospedagem de Site , com o avanço da tecnologia tornou-se barata e muito menos complicada do que quando começou. Tudo começou com grandes empresas alugando espaço adicional em seus servidores e agora se tornou um grande negócio. Atualmente existem milhares de empresas que oferecem Hospedagem de Sites.

A tecnologia avança a um ritmo acelerado, envolvendo computadores e a internet. Com cada novo empreendimento, existem mudanças na maneira de como a empresa de Hospedagem de Sites fornece os serviços aos clientes.