HISTÓRIA DA JANGADA
Por anacleto lima | 12/05/2010 | HistóriaINTRODUÇÃO
O resgate da história sobre a vida dos jangadeiros é exposta em todo o contexto de forma clara e objetiva de maneira que traz a historia da chegada da jangada na comunidade de Caetanos de Cima ate os dias atuais. A pesca da jangada teve a contribuição dos portugueses, no período da colonização, por isso ainda temos traço desta cultura.
As jangadas primeiras jangadas que começaram a chegar e serem fabricada na região não oferecia tanta segurança aos pescadores. Pois, as mesmas eram feitas com troncos de paus, que vinha de outra região, como relata alguns entrevistados. Esses paus eram amarrados e colocados para altos mares, considerando assim, sua embarcação apropriada para a pesca artesanal.
As primeiras jangadas não ofereciam aos pescadores condições favoráveis, pois os mesmos muitas vezes se naufragavam, passando semanas em alto mar, enfrentado assim, chuva e sol durante vários dias. Para recuperar a embarcação, muitas vezes perdiam seu pescado, para poderem sobreviver.
Percebemos que é uma vida difícil, a vida de pescador, mas é muito gratificante, pois é a partir dali que sai o sustento de uma família inteira.
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Na década de 60, começava a chegar as primeiras embarcações dirigida a pesca artesanal. Segundo os entrevistados as primeiras jangadas eram feitas manualmente e não tinha tamanha ?zelo? no feitio das embarcações. As mesmas eram feitas de madeira trazida de outra região, pois vinham pelo o mar através de balsas. As madeiras eram amarradas e jogadas no oceano, junto a alguns pescadores que guiavam a balsa.
Quando o material chegava a nossa região os pescadores juntavam e construíam as suas jangada artesanalmente. Sendo esse tronco de paus cortados ao meio e fazendo tronco para servirem de haste para a montagem da jangada.
No decorrer do tempo as jangadas foram tendo aperfeiçoamento, facilitando assim a vida dos jangadeiros ( pescadores de jangada). Essa cultura de se trabalhar com jangada surgiu a partir necessidade de pecarem lá fora, buscarem subsídios para eles e suas família.