HIPERTENSÃO, O CAMINHO É: ESTILO DE VIDA E ALIMENTAÇÃO

Por Izaara Alvarenga | 10/03/2009 | Saúde

A tão falada pressão alta ou hipertensão, nada mais é que a força exercida pelo sangue na parede das artérias, durante a circulação.
Hoje fala-se em 15 milhões de brasileiros que sofrem desta patologia tão relacionada ao estilo de vida e alimentação. Claro que existe o fator genético, mas se bem trabalhado este aspecto natural, muitos resultados serão visíveis.
A hipertensão, na maioria das vezes, tem causa desconhecida. É quando recebe a denominação de Hipertensão Primária.
Atenção!!! Existem os fatores de risco, vamos conhecê-los.

FATORES DE RISCO, EVITE-OS

Obesidade, Tabagismo, Excesso de Bebida Alcoólica, Sedentarismo, Histórico Familiar, Estresse e Alimentação rica em condimentos, principalmente o sal (sódio).

AUTO-CONHECIMENTO, ÓTIMO MEDICAMENTO

Redução de Peso: o excesso de peso tem relação direta com o aumento da pressão. Se você encontra-se neste grupo, comece a movimentar-se e a alimentar-se bem. Só depende de você e da sua força de vontade.
Abandono do Tabagismo: o tabagismo é considerado como a mais importante causa modificável de morte, sendo ele responsável por 1 em cada 6 óbitos. Ele aumenta o risco de doença coronariana, pulmonar e cânceres. Tem efeito adverso na redução dos lipídios além de induzir o organismo à resistência ao efeito das drogas anti-hipertensivas.
Redução na Ingestão de Bebida Alcoólica: assim como o tabaco, o álcool interfere na ação das drogas anti-hipertensivas. Seu consumo excessivo eleva a pressão arterial assim como a variabilidade da pressão, sendo fator de risco para acidentes vasculares encefálicos.
Sedentarismo e Estresse: a realização de atividade física de leve a moderada é um remédio e tanto. Se estiver associada com a redução do estresse, melhor ainda.
Alimentação: a alimentação tem relação mais que direta com esta enfermidade. Cuide de sua alimentação: reduzindo o consumo de sal e condimentos em geral, alimentos pré-preparados, industrializados e embutidos. Opte pelos óleos vegetais e em pouca quantidade, evite os alimentos ricos em gordura e as frituras em geral, evite açúcares e doces e dê preferência para ervas, azeite e limão para temperar os alimentos. Consuma alimentos ricos em fibras, ou seja, os alimentos naturais e escolha sempre preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Atente-se a esses tópicos e tenha cuidado consigo mesmo. Evitar é melhor que remediar. Exercite-se, alimente-se saudavelmente e adquira um belo estilo de vida! Tenha saúde e qualidade de vida! Boa semana.

Izaara Alvarenga
Nutricionista