Hipertensão arterial
Por Léo de Paiva Montenegro | 28/07/2011 | SaúdeHIPERTENSÃO ARTERIAL
O número de casos de pessoas que apresentam a hipertensão arterial tem aumentado a cada ano. Aproximadamente 23,3 % dos brasileiros apresentam o caso de hipertensão arterial segundo os dados do Ministério da Saúde. A pressão arterial é a pressão que o sangue realiza contra os vasos sanguíneos ou a resistência que esses vasos realizam para a passagem do sangue. Quando essa pressão atinge valores acima do proposto (140/90 mmHg) é chamado de Hipertensão Arterial. Ao passar dos anos sofremos com uma alteração chamada de arteriosclerose, onde os vasos sanguíneos sofrem redução da sua capacidade de elasticidade e aumenta a resistência vascular periférica, fazendo com que o músculo cardíaco seja mais requisitado.
A hipertensão arterial pode ser de causa idiopática, onde não se sabe a causa da patologia ou pode ser devido a hábitos de vida, como estresse, nível de atividade física, tipo de alimentação e também devido a fatores genéticos, idade e raça. O desenvolvimento da hipertensão está relacionado com o surgimento de outras doenças, como Insuficiência Renal, Insuficiência Cardíaca, Lesão do Endotélio (Parede dos Vasos de Sanguíneos), que favorece para a formação de placas de ateroma entre outras alterações.
São propostas algumas recomendações para que o risco de desenvolver a hipertensão arterial, como bons hábitos de vida. Estar sempre praticando exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e reduzir os episódios de estresse reduz a probabilidade de desenvolver a hipertensão arterial.
A prática de exercícios físicos tem sido uma medida preventiva e terapêutica muito recomendada. Muitos estudos comprovam o efeito hipotensor do exercício. O exercício exerce um efeito dilatador dos vasos sanguíneos, reduzindo a resistência vascular periférica e reduzindo a pressão arterial. Outro benefício do exercício é a alteração da composição corporal, como a redução do peso gordo. Mas para que esse efeito seja otimizado é necessário que a prática seja freqüente e regular.
Tenha bons hábitos de vida e melhore sua qualidade de vida.