HIGIENE DO SONO - VOCÊ SABE O QUE É?
Por Fausto Ito | 24/11/2009 | SaúdePor: Dr. Fausto Ito - Dentista e Diretor da ITO Clínica - Ronco & Apneia do Sono (RJ). www.itoclinica.com.br
Pequenas mudanças de hábitos podem melhorar a qualidade do sono.
Dormir ao lado de quem ronca é, literalmente, dormir com o inimigo. Por mais informação que se tenha sobre o assunto parece que o ronco ainda é encarado como motivo de piada. Se metade das pessoas que sofre com este problema soubesse o mal que o ronco é capaz de causar a saúde delas e de quem dorme ao lado, provavelmente, a postura em relação ao assunto seria outra.
Estima-se que 6 a 8 milhões de brasileiros roncam e pelo menos 1/3 deles já desenvolveram uma doença mais grave chamada de apneia obstrutiva do sono, que é caracterizada por paradas respiratórias que ocorrem durante o sono e que está relacionada diretamente com sérios problemas a saúde, como hipertensão, infarto e derrame cerebral.
Engana-se quem pensa que os efeitos de uma noite mal dormida afeta somente a pessoa que ronca. Muito pelo contrário, quem dorme ao lado também desenvolve os mesmos sintomas, como: lapsos de memória, mau humor, irritabilidade, sonolência diurna e uma enorme de falta disposição para desempenhar tarefas simples do dia-a-dia.
Esses distúrbios do sono aparecem devido a diversos fatores como aumento de peso, envelhecimento, flacidez dos tecidos da garganta, queixo pequeno, entre outros. Tanto o ronco quanto as apneias acontecem durante o sono porque a língua desliza em direção a garganta e obstrui a passagem do ar. Dependendo da posição que a pessoa dorme a situação pode ser agravada. Quem dorme de barriga para cima, fatalmente, ronca mais e tem mais apneias ao longo da noite.
Existem algumas mudanças de hábitos que podem ser implementadas para melhorar a qualidade do sono de quem sofre desses males: a Higiene do Sono. Essas medidas consistem em dormir e acordar sempre no mesmo horário, preparar o ambiente onde se dorme mantendo-o o mais escuro possível, dormir preferencialmente de lado e não consumir alimentos pesados e bebidas alcoólicas ou estimulantes perto da hora de dormir, entre outros.
Entender melhor sobre o assunto e todas as possibilidades de tratamento é fundamental para a prevenção de doenças mais graves e, principalmente, para a conquista da tão sonhada Qualidade de Vida.
Diversas terapias são utilizadas para tratamento do ronco e das apneias. A utilização de aparelhos bucais associado à higiene do sono e exercícios fonoaudiológicos resolvem o problema e propiciam uma noite de sono tranquila para quem tem o problema e para quem dorme ao lado.
Saiba mais em: www.roncoeapneiadosono.blogspot.com