Guia prático para iniciantes na escolha de uma empresa de Hospedagem de Sites

Por Juraci Moreira de Sousa | 31/10/2017 | Tecnologia

Escolher a empresa de hospedagem de sites certa desempenha um papel fundamental no sucesso de seu negócio online. Porque seu site de negócios é o lugar pelo qual as pessoas podem aprender sobre as informações do seu produto quando vão on-line, para não mencionar que ele pode ser utilizado para transações comerciais para obter mais lucro.

Vamos encarar a realidade: mais e mais pessoas estão descobrindo a utilidade da internet, e você provavelmente irá falhar em seu negócio se você não usá-la para sua vantagem.

Se você não tem certeza sobre o que procurar em uma empresa de hospedagem de site, aqui está um guia simples que pode ajudá-lo.

Guia prático para escolher uma empresa de hospedagem de sites

É sempre melhor começar pequeno, principalmente se você estiver configurando um site de nicho. Escolha um plano que oferece o menor espaço disponível e comece a partir daí. Você sempre pode atualizar seu plano uma vez que a demanda por ele aumenta, de qualquer maneira. Não há necessidade de você se inscrever em um plano de high-end, se você não será capaz de utilizar os recursos que você está pagando.

Você precisa se certificar de que você vai encontrar uma empresa de hospedagem de sites confiável. Se falhas do servidor se tornarem uma ocorrência regular ou se leva muito tempo para carregar seu site, os visitantes do seu site são mais propensos a passar para outro. Nem mesmo clientes fiéis vão ficar por aqui se esta tendência mantém-se. Hospedar seu site em uma empresa de hospedagem de sites não-confiável resulta em um site não confiável. Não há duas maneiras sobre isso.

Para evitar que isso aconteça, aqui estão algumas dicas simples para garantir que você obtenha uma empresa de hospedagem de sites confiável.

  1. É uma boa ideia olhar para comentários sobre as empresas de de hospedagem de sites a fim de encontrar opiniões não-tendenciosas sobre elas. Há uma infinidade de sites específicos de revisão que você pode usar. Exemplos desses sites são Epinions e Zagat. Fóruns ou quadros de mensagens servidos por empresas de hospedagem de sites são outra boa opção. Tenha cuidado, porém; alguns dos comentários ou revisões que você vai encontrar podem ser apenas um disfarce pelas próprias empresas de hospedagem de sites, a fim de ganhar clientes. Para filtrar os comentários autênticos daqueles que são inventados, você faria bem ao encontrar tantas fontes quanto possível e avaliar cuidadosamente cada uma delas.
  2. Contacte o departamento de suporte da empresa de hospedagem de sites e faça algumas perguntas. Tenho certeza que você vai concordar que ninguém quer ficar por aqui com uma empresa que não lhe dá a informação útil quando você precisa dela. Mais frequentemente do que não, uma chamada de julgamento deve dizer se você estará recebendo um serviço confiável de uma empresa de hospedagem de sites ou não.
  3. Determine se eles exageram seus serviços. Algumas empresas são agressivas em oferecer uma grande quantidade de espaço e largura de banda em seus anúncios, mesmo se o seu servidor está mal equipado para lidar com a tensão. Em uma situação como esta, falhas do servidor podem ocorrer quando você usa a largura de banda que lhe é apresentada em sua capacidade total, mesmo se você pagou por ela.

Como conselho final, é melhor ir com um servidor dedicado ou uma hospedagem cloud, em vez de uma hospedagem de sites compartilhada. Ter seu próprio gasoduto de banda larga elimina a possibilidade de problemas de velocidade e interrupções. As questões técnicas podem causar grandes problemas se eles ocorrerem em momentos críticos.