Grávida pode tomar dipirona?
Por Pollyane Belo | 03/02/2015 | SaúdeÉ necessário se ter muito cuidado durante a automedicação. Um dos remédios mais utilizados sem orientação médica é a dipirona. E daí surge a dúvida entre algumas gestantes: será que a grávida pode tomar dipirona? Esse medicamento oferece riscos a saúde da mãe e do bebê? Confira a seguir as informações que preparamos para você e saiba se pode ou não usar dipirona na gravidez!
Para que serve a dipirona?
Dipirona sódica se trata de um princípio ativo de vários medicamentos, todos utilizados para o tratamento e alívio de diversas dores e febre. Portanto, age como analgésico, antitérmico e antipirético. A dipirona pode ser encontrada em gotas, comprimido ou como solução injetável.
É um medicamento barato e geralmente não exige receita médica para a compra, ou seja, a venda não é controlada.
A dipirona pode ser utilizada durante a gravidez?
A ingestão de dipirona, de fato, não é indicada durante a gestação, principalmente durante os três primeiros meses. Nesse período o bebê começa está começando a se formar.
Então, com o uso da dipirona surge a possibilidade de má formação do feto, como fechamento prematuro do duto arterial, além de complicações perinatais. Além do período de gestação, enquanto estiver amamentando, a mãe deve evitar o uso da dipirona.
Os perigos da automedicação
A automedicação, num todo, é bastante perigosa no período da gestação. Isso porque a formação de um novo ser e seu desenvolvimento podem ser prejudicados de várias maneiras e de modo definitivo.
Ainda que você, mãe, esteja acostumada com o uso de determinado medicamento antes da gravidez, é necessário consultar seu médico para assegurar que determinados medicamentos não ofereçam riscos para o bebê durante a gestação.
Sempre leia a bula
Além consultar o médico, procure sempre ler a bula. Este é um hábito importantíssimo que, muitas vezes é deixado de lado. Ao ler o que a bula, você fica por dentro de todos os benefícios e também sobre as contraindicações do medicamento. Previnam-se de possíveis efeitos colaterais e de danos a própria saúde.
Nenhuma mãe quer ter uma gestação de risco, muito menos prejudicar a vida do ser lindo que está se formando no ventre. Por isso, todo cuidado é pouco, como está claro nesta camiseta para grávidas! Não podemos dar margem a negligência e ter consequências em longo prazo. Então, evite dipirona!