Grandes Líderes

Por Débora Martins | 03/06/2008 | Adm

De que são feitos os grandes líderes?

Segundo Chistopher D. Kolenda, tenente membro do exército norte-americano, os líderes são os vencedores.

Para ele, são pessoas sobre quem ele diz: "Mantenham seu enfoque na excelência e os que estão ao seu redor seguirão seu exemplo. Os vencedores contribuem para o sucesso; os vencidos apenas reclamam. Vencedores gostam de resolver problemas; os vencidos apenas os identificam".

Mas não é preciso ir à guerra para compreender que, na verdade, o que nos torna um grande líder é o que conquistamos, não com força, mas com sabedoria. A meu ver, um grande líder é aquele que sabe pedir e aceitar feedback, especialmente dos subordinados. Consegue ouvir e compreender, com ponderação e paciência, todos os pontos de vista. Assim, imediatamente busca novas formar de reinventar seu comportamento.

É difícil? Com toda certeza, pois poucas pessoas admitem seus erros ou estão dispostas a aceitar feedback.

Os grandes líderes não são pessoas agressivas e não falam em voz muito alta, comportamento de quem talvez queira compensar a sua insegurança. São pessoas que têm confiança, coragem, humildade e jamais fazem uso do medo para controlar seus subordinados.

No auge da moda dos grandes gurus, é importante separar o joio do trigo e saber que cada um, com seu jeito e estilo, pode vir a ser um grande líder.

Os grandes líderes que conheço e admiro têm algo em comum: o respeito ao próximo.